Olimpíadas de Filosofia do NESEF: a experiência do filosofar no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v5i5.54783Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Olimpíada, Experiência do Filosofar.Resumo
O artigo procura apresentar e problematizar as possibilidades de aprendizagem filosófica no Ensino Médio a partir da realização das Olimpíadas de Filosofia do NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia), ocorridas entre os anos de 2011 e 2015 em escolas paranaenses da rede púbica de ensino. Mais do que um relato de experiências, mostra uma concepção teórica e metodológica de Olimpíada filosófica. As Olimpíadas de Filosofia são compreendidas como uma experiência do pensar desenvolvida por alunos e professores de Filosofia com base na leitura de textos propriamente filosóficos, discussão em sala de aula, elaboração textual e apresentação pública em eventos locais (nas escolas), regionais (em diferentes regiões do Estado) e no encontro estadual com a participação de todas as equipes selecionadas. A mediação docente cumpre função central em todo processo de construção da Olimpíada. Promove a investigação filosófica e a aquisição dos conhecimentos tornando a Olimpíada um laboratório de investigação conceitual (CARRILHO, 1987) e produção filosófica. Professores e estudantes tomam a práxis como categoria central da investigação dos problemas filosóficos da vida cotidiana e dos problemas levantados ao longo da história da humanidade.
