Olimpíadas de Filosofia do NESEF: a experiência do filosofar no Ensino Médio

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Doutor em Educação com ênfase em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Professor de Filosofia no Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar do Paraná; Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia no Curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pesquisador do CNPq
  • Geraldo Balduíno Horn Doutor em Educação com ênfase em Filosofia e História da Educação. Professor de Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e no PPGE, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia (NESEF/UFPR) e pesquisador do CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v5i5.54783

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Olimpíada, Experiência do Filosofar.

Resumo

O artigo procura apresentar e problematizar as possibilidades de aprendizagem filosófica no Ensino Médio a partir da realização das Olimpíadas de Filosofia do NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia), ocorridas entre os anos de 2011 e 2015 em escolas paranaenses da rede púbica de ensino. Mais do que um relato de experiências, mostra uma concepção teórica e metodológica de Olimpíada filosófica. As Olimpíadas de Filosofia são compreendidas como uma experiência do pensar desenvolvida por alunos e professores de Filosofia com base na leitura de textos propriamente filosóficos, discussão em sala de aula, elaboração textual e apresentação pública em eventos locais (nas escolas), regionais (em diferentes regiões do Estado) e no encontro estadual com a participação de todas as equipes selecionadas. A mediação docente cumpre função central em todo processo de construção da Olimpíada. Promove a investigação filosófica e a aquisição dos conhecimentos tornando a Olimpíada um laboratório de investigação conceitual (CARRILHO, 1987) e produção filosófica. Professores e estudantes tomam a práxis como categoria central da investigação dos problemas filosóficos da vida cotidiana e dos problemas levantados ao longo da história da humanidade.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Mendes, A. A. P., & Horn, G. B. (2017). Olimpíadas de Filosofia do NESEF: a experiência do filosofar no Ensino Médio. Revista Do NESEF, 5(5). https://doi.org/10.5380/nesef.v5i5.54783