Redes sociais, educação e engajamento político: apontamentos foucaultianos
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v5i5.54782Palavras-chave:
, Redes sociais. Política. Educação. Foucault.Resumo
O escopo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre as redes sociais e seus impactos na sociedade hodierna e mais especificamente no campo da educação e engajamento político. Considera-se como ponto de partida o pressuposto foucaultiano, expresso na obra Vigiar e punir, de que o indivíduo é o átomo fictício de uma representação ideológica, mas é também uma realidade fabricada por essa tecnologia específica de poder que se chama a disciplina. Assim, considera-se como problemática central para nortear as análises deste trabalho, o seguinte questionamento: As redes sociais e o uso que delas se faz são de fato instrumentos que proporcionam maior liberdade de expressão e consequentemente engajamento político ou apenas uma forma sedutora e disfarçada de controle e governamento dos sujeitos? Nesta perspectiva, o panoptismo é uma ideia chave para o desenvolvimento das reflexões propostas, uma vez que o efeito mais importante do panóptico segundo Foucault (2013) é induzir um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder, pois o panóptico é uma máquina que a partir dos desejos mais diversos, fabrica efeitos homogêneos de poder. Buscando trazer elementos que possam contribuir para responder a interrogação norteadora deste trabalho, realiza-se inicialmente uma descrição das redes sociais atualmente e sua relação com a educação e a participação política. Num segundo momento, aborda-se sinteticamente o referencial teórico foucaultiano, sobretudo a partir da obra Vigiar e Punir, no que diz respeito à tecnologia, política, educação e governamento dos sujeitos. Por fim, em um terceiro tópico, considerando os pressupostos anteriormente discutidos procura-se realizar uma análise das redes sociais no contexto atual e sua relação com a educação e a participação política. Dessa maneira espera-se contribuir com o debate atual acerca de questões fundamentais como educação e política tendo como referencial teórico norteador os pressupostos foucaultianos.
