Metodologia para a educação filosófica na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v5i5.54764Palavras-chave:
Educação filosófica. Ensino de Filosofia. Metodologia do ensino de Filosofia.Resumo
As pesquisas sobre o ensino de Filosofia na Educação Básica no Brasil podem ser divididas em dois grupos que, com algumas exceções, também aconteceram/acontecem em dois períodos distintos: o primeiro – período reivindicativo (até 2008) – trata da importância do ensino de Filosofia na Educação Básica, principalmente na etapa final, resgatando os aspectos históricos da presença da mesma no currículo, bem como alimentando as discussões pelo seu retorno e o segundo – período de legitimação (pós 2008) – trata principalmente de pensar estratégias didático-pedagógicas de seu ensino em Nível Médio. O presente trabalho se insere no segundo período e apresenta uma metodologia de educação filosófica, específica para a Educação Básica, que toma o projeto de esclarecimento kantiano, de emancipação frankfurtiano e de recepção completa da Filosofia de Heller como suas principais referências.
