O papel do professor e a função interdisciplinar da filosofia

Autores

  • Jorge Luiz Viesenteiner Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor do Programa de Pós Graduação em Filosofia Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Group International de Recherches sur Nietzsche (GIRN) pela Ernst, Moritz, Arndt Universitat Greifswald, na Alemanha.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v4i4.54674

Palavras-chave:

Médico da Cultura, Engajamento, Formação, Interdisciplinaridade.

Resumo

Este texto tem por objetivo analizar as condições à interdisciplinaridade filosofica, em dominios por exemplo, da filosofia e da literatura, saberes vinculados tradicionalmente à formação de recursos humanos à educação, na medida em que se compreende a função do professor de filosofia como guardador e interprete da racionalidade, enfatizando sua praxis de "médico da cultura" a partir de tres horizintes gerais:

a) o papel de medico da cultura e portanto, um engajamento politico-social

b) o papel do cultivo da formação humana

c) a salvaguarda das especificidades teóricas de cada dominio do saber, conjugada com o uso semiótico de cada dominio entre si, em proveito da interdisciplinaridade.

 

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Viesenteiner, J. L. (2017). O papel do professor e a função interdisciplinar da filosofia. Revista Do NESEF, 4(4). https://doi.org/10.5380/nesef.v4i4.54674