O uso de mapas conceituais para leitura de textos filosóficos em sala de aula no Ensino Médio

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Mestre em Educação (UFPR). Professor de Filosofia da Rede Estadual de Educação do Paraná.
  • Edson Teixeira de Rezende Mestre em Educação (UFPR). Professor de Filosofia da Rede Estadual de Educação do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54667

Palavras-chave:

Filosofia, Aprendizagem, Mapa Conceitual, Mediação Didática.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação de abordagem qualitativa realizada a partir de uma experiência de aprendizagem filosófica desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio em duas Escolas Públicas do Estado do Paraná. Parte da seguinte problemática: em que medida o uso do mapa conceitual pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para a leitura, análise e compreensão de textos filosóficos no Ensino Médio? A investigação mostra estratégias e possibilidades do uso do mapa em sala e os impactos que ocorrem na aprendizagem filosófica dos estudantes. As cartas e os mapas conceituais produzidos pelos educandos sobre o tema política - a partir do capítulo XVII d’O Príncipe de Maquiavel -, mostram tanto a presença de elementos da vida cotidiana como apropriações conceituais e reflexões evidenciando a aprendizagem filosófica.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Mendes, A. A. P., & de Rezende, E. T. (2017). O uso de mapas conceituais para leitura de textos filosóficos em sala de aula no Ensino Médio. Revista Do NESEF, 3(3). https://doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54667