O uso de mapas conceituais para leitura de textos filosóficos em sala de aula no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54667Palavras-chave:
Filosofia, Aprendizagem, Mapa Conceitual, Mediação Didática.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação de abordagem qualitativa realizada a partir de uma experiência de aprendizagem filosófica desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio em duas Escolas Públicas do Estado do Paraná. Parte da seguinte problemática: em que medida o uso do mapa conceitual pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para a leitura, análise e compreensão de textos filosóficos no Ensino Médio? A investigação mostra estratégias e possibilidades do uso do mapa em sala e os impactos que ocorrem na aprendizagem filosófica dos estudantes. As cartas e os mapas conceituais produzidos pelos educandos sobre o tema política - a partir do capítulo XVII d’O Príncipe de Maquiavel -, mostram tanto a presença de elementos da vida cotidiana como apropriações conceituais e reflexões evidenciando a aprendizagem filosófica.