O lugar do pensamento no ensino da filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54666Palavras-chave:
Pensamento, História da Filosofia, Ensino, Autodidatismo, Experiência.Resumo
É possível ensinar Filosofia? É possível ensinar a pensar? Para filosofar é preciso conhecer a história da Filosofia? Quais as condições para o exercício do pensamento num curso de Filosofia? Para Immanuel Kant, não basta conhecer os pensamentos dos grandes filósofos para aprender a filosofar. A Filosofia exige a ousadia e a maturidade intelectual de quem reconhece a necessidade de pensar por conta própria. Para Martin Heidegger, vivemos uma época na qual as pessoas se dedicam a muitas atividades, mas pensam pouco. Mesmo nas universidades e nas escolas, os estudantes não parecem dispostos a enfrentar experiências e acontecimentos que inspirem novos pensamentos. O propósito deste artigo é investigar, a partir das reflexões de Kant e de Heidegger, bem como das análises de outros filósofos e pedagogos que tratam do tema, o lugar do pensamento no ensino da filosofia.