SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. Tradução: Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes.2001.

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Rede Estadual de Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54650

Resumo

Compreendendo a filosofia como exercício do filosofar, Savater propõe nesta obra, levar o leitor a realizá­lo com ousadia, o que talvez o leve a conclusões opostas. Para isso expõe o que compreende ser a diferença entre Ciência e Filosofia. Com o subtítulo “O porquê da filosofia”, pergunta sobre o sentido da filosofia como disciplina escolar na formação de crianças e jovens. Não seria uma perda de tempo, já que os programas educacionais de ensino médio estão sobrecarregados de conteúdos? Para explicitar esta questão – a filosofia não serve para nada ­ já debatida por Sócrates e seus opositores, cinco séculos a.C., e citando Ortega y Gasset (p. 5), apresenta três níveis diferentes de compreensão para distinguir ciência e filosofia: informação, conhecimento e sabedoria. Conclui que o conhecimento científico opera entre o nível (a) e o (b), enquanto que o conhecimento filosófico opera entre o nível (b) e o (c). O desejável do ponto de vista do ensino seria chegar à sabedoria filosófica. Mas como ensinartalcoisa?Seriapossívelensina­la?

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Pinhelli Mendes, A. A. (2017). SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. Tradução: Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes.2001. Revista Do NESEF, 2(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54650