Ecos do romantismo no cotidiano escolar: um olhar da filosofia na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54554Palavras-chave:
Educação; Filosofia; Romantismo; Música; Juventude.Resumo
Este relato se refere ao trabalho pedagógico que foi desenvolvido com as turmas de terceiro ano, do período matutino, na disciplina de filosofia, da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu durante o mês de setembro de 2011. O trabalho teve como temática o estudo do período literário, artístico e filosófico do romantismo europeu, suas influencias no Brasil e as características deste movimento na música brasileira nas décadas de 1970 e 1980. O objetivo foi conhecer e analisar os reflexos do romantismo durante a juventude dos pais
dos alunos envolvidos no estudo. A metodologia utilizada foi investigativa, exploratória e conclusiva, tendo como ponto de partida os referenciais teóricos do romantismo, o contexto histórico dos períodos estudados, as experiências individuais dos pais e sua relação com este estilo. Conhecer a história pessoal instiga, desafia, seduz e proporciona o inestimável prazer de conhecer elementos de significância ao sujeito. As etapas e a constituição destes períodos
dependeram da necessidade e da valoração que cada estudante despendeu à sua pesquisa. O estudo surgiu da necessidade de aproximar os conteúdos da disciplina à vida cotidiana, possibilitando um diálogo inter e entre gerações quanto aos aspectos mais significativos da percepção de concepção da existência do indivíduo na sociedade.