A filosofia como disciplina escolar
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54551Palavras-chave:
Filosofia; Disciplina Escolar; Ensino Médio; Currículo; Pensamento.Resumo
O que significa pensar a Filosofia como disciplina escolar? O que se ganha e o que
se perde com a transformação da Filosofia em disciplina obrigatória dos currículos daeducação média brasileira? Quanto avançamos com esta medida? O propósito deste artigo é o de pensar as consequências da aprovação da obrigatoriedade do ensino de Filosofia no Brasil. Não podemos afirmar que a Filosofia “retorna” aos currículos, posto que ela nunca esteve presente como agora. Intuímos que a aprovação da obrigatoriedade levará a Filosofia a amoldarse à forma curricular de uma disciplina escolar , com os ganhos e perdas epistemológicas e didáticas que isso acarreta. A questão interrogante, portanto, é: como possibilitar uma “cidadania curricular” para a Filosofia como disciplina obrigatória sem, no entanto, perder seu dinamismo como prática de pensamento?
