A filosofia como disciplina escolar

Autores

  • Américo Grisotto UEL
  • Sílvio Gallo UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54551

Palavras-chave:

Filosofia; Disciplina Escolar; Ensino Médio; Currículo; Pensamento.

Resumo

O que significa pensar a Filosofia como disciplina escolar? O que se ganha e o que
se perde com a transformação da Filosofia em disciplina obrigatória dos currículos daeducação média brasileira? Quanto avançamos com esta medida? O propósito deste artigo é o de pensar as consequências da aprovação da obrigatoriedade do ensino de Filosofia no Brasil. Não podemos afirmar que a Filosofia “retorna” aos currículos, posto que ela nunca esteve presente como agora. Intuímos que a aprovação da obrigatoriedade levará a Filosofia a amoldar­se à forma curricular de uma disciplina escolar , com os ganhos e perdas epistemológicas e didáticas que isso acarreta. A questão interrogante, portanto, é: como possibilitar uma “cidadania curricular” para a Filosofia como disciplina obrigatória sem, no entanto, perder seu dinamismo como prática de pensamento?

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Grisotto, A., & Gallo, S. (2017). A filosofia como disciplina escolar. Revista Do NESEF, 2(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54551