O ensino de filosofia na atual LDB e nas Orientações Curriculares do Ensino Médio: uma tensão entre conteúdo escolar e o desenvolvimento humano

Autores

  • Cleder Mariano Belieri Rede Estadual de Educação do Paraná - Maringá, Brasil
  • Marta Sueli de Faria Sforni UEM - Maringá, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.2013.54407

Palavras-chave:

Ensino, Filosofia, Ensino Médio, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Para a Teoria Histórico-Cultural, a educação escolar exerce significativo papel no desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Com base nesse pressuposto, no presente artigo é analisada a relação entre esse papel da educação e o ensino de Filosofia no Ensino Médio. Foram tomados como objetos de análise a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as
Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCNs) com o objetivo de verificar se o ensino dos conteúdos dessa área de conhecimento, tal como proposto nesses documentos, pode ser promotor do desenvolvimento psíquico dos estudantes. A análise revelou que o ensino da Filosofia está vinculado a temas transversalmente ligado à ética, valores e atitudes cidadãs. Ao ser priorizado o
ensino de valores morais, o trabalho com os conceitos produzidos e sistematizados pela humanidade no decorrer da história da Filosofia é  secundarizado. Assim, as orientações oficiais, apesar de enfatizarem a formação da capacidade de análise e crítica dos estudantes não conduzem a uma prática que garanta essa formação. Já que isso somente seria possível se os conceitos dessa área do conhecimento fossem priorizados e trabalhados de modo a proporcionar aos alunos os instrumentos simbólicos necessários ao exercício de análise e crítica. Uma pratica pedagógica voltada para a apropriação desses instrumentos é o que possibilitaria ao ensino de Filosofia ser promotor do desenvolvimento das funções psíquicas superiores dos estudantes.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Belieri, C. M., & Sforni, M. S. de F. (2017). O ensino de filosofia na atual LDB e nas Orientações Curriculares do Ensino Médio: uma tensão entre conteúdo escolar e o desenvolvimento humano. Revista Do NESEF, 1(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.2013.54407