NILO PROCÓPIO PEÇANHA E PAULO ILDEFONSO D’ ASSUMPÇÃO

CAMINHOS ENTRELAÇADOS EM PROL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (1890-1922)

Autores

Resumo

O artigo delineia aspectos do percurso político e educacional de dois homens negros: Nilo Procópio Peçanha (1867-1924) e Paulo Ildefonso D’Assumpção (1869-1928), em âmbito nacional e local, respectivamente; tensiona sobre o papel da educação profissional, primária e gratuita na formação do cidadão republicano com a implantação as Escolas de Aprendizes e Artífices (EAAs) em rede federal (Carvalho, 2018; Carvalho, 2017); apresenta aspectos da unidade implantada no Paraná, e mostra como estava se estruturando o ensino primário em Curitiba. Utilizou-se fontes documentais e iconográficas, em especial, fotografias. A fotografia em seu uso documental e histórico permite refletir que os arquivos são uma forma de tecnologia, como menciona Azoulay (2024). A pesquisa adota uma abordagem historiográfica em interlocução com autores(as) que tratam sobre a história da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em sua fase inicial (Queluz, 2010), (Leite, 2010). Assim como, utiliza as categorias raça e classe em diálogo com Moura (2024), que examina a a sociedade escravista no Brasil, e Pereira (2021) que contextualiza o sistema no âmbito do Paraná. O artigo foi organizado em seis partes, problematizando:  Qual a efetividade da educação profissional e primária nas primeiras décadas do século XX na esteira do término do escravismo em Curitiba? Sobre a eficiência da EAAPR, ela foi tanto negativa quanto positiva; pois, o foco não era a educação em si, mas a empregabilidade rápida dos aprendizes no mercado de trabalho. O aprendizado de um ofício os tornaria “meninos úteis” a nação, livres do vício e da mendicância.

Biografia do Autor

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná

Prof.ª do Departamento de Expressão Gráfica, do Setor de Ciências Exatas da UFPR, Doutorado em Sociologia pela UFPR, e-mail: adriana.vaz@ufpr.br. O artigo é decorrente do estágio de Pós-doutorado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, sob a supervisão da Prof.ª Drª Andréa Maila Voss Kominek, da Linha de Pesquisa Tecnologia e Trabalho.

 

Vanessa Cauê Krugel, UTFPR

Doutoranda em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, e-mail: vanessacaue@msn.com. O artigo resulta, parcialmente, da pesquisa de doutorado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, sob orientação da Prof.ª Drª Andréa Maila Voss Kominek, da Linha de Pesquisa Tecnologia e Trabalho

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Vaz, A., & Krugel, V. C. (2025). NILO PROCÓPIO PEÇANHA E PAULO ILDEFONSO D’ ASSUMPÇÃO: CAMINHOS ENTRELAÇADOS EM PROL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (1890-1922). Revista NEP - Núcleo De Estudos Paranaenses Da UFPR, 11(1), 75–111. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/nep/article/view/99457