Open Journal Systems

ITAIPU: RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL E REPRESSÃO CONTRA TRABALHADORES (1975-1987)

Paloma Juliana Silva

Resumo


O artigo analisa a responsabilidade da empresa Itaipu Binacional na repressão contra trabalhadores nas obras de construção da hidrelétrica entre os anos de 1975 a 1987. Nesse sentido, buscaremos analisar as ações repressivas da empresa contra trabalhadores, bem como a organização sindical e a construção da greve de 1987. Do ponto de vista teórico, partimos do entendimento da ditadura fundamentada em um perfil classista, mais especificamente, empresarial-militar, a partir René Armand Dreifuss. No que se refere às questões metodológicas, utilizamos o método de responsabilização empresarial desenvolvido pela historiadora argentina Victoria Basualdo. As fontes utilizadas para o artigo são do Arquivo Nacional, do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp), do Centro de Documentação de Itaipu Binacional (Cedoc), Arquivo do Estado do Paraná, fundo Dops, e do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (Cepedal).

Palavras-chave


Itaipu. Repressão. Trabalhadores. Sindicato. greve.

Texto completo:

PDF

Referências


BADARÓ, Marcelo; VEGA, Rubén. Trabalhadores e Ditaduras: Brasil, Espanha e Portugal. Rio de Janeiro: Consequências, 2014.

CORREA, Larissa Rosa; FONTES, Paulo Roberto Ribeiro. “As falas de Jerônimo”: trabalhadores, sindicatos e a historiografia da ditadura militar brasileira. Anos 90, Porto Alegre, vol. 23, n. 43, jul. 2016.

FILIPPINI, Leonardo; CAVANA, Agustín. Responsabilidade Empresarial e Terrorismo de Estado na Argentina. Revista Anistia Política e Justiça de Transição, Brasília, n. 6, jul./ dez. 2011, p. 316-350.

FLORENTÍN, Carlos Gómez. Trabajadores, intelectuales y Estudiantes em el exilio. Itaipú y ditadura em el Cono Sur (1965-1985). In: ESTEVEZ, Alejandra; SALES, Jean; CORRÊA, Larissa Rosa; FONTES, Paulo (org.). Mundos do Trabalho e Ditaduras no Cone Sul (1964-1990). Rio de Janeiro: Multifoco, 2018, p. 163.

KÖNIG, Mauri. Os filhos esquecidos de Itaipu: prostituição controlada pela ditadura para construir Itaipu deixou legião de crianças sem pai. The Intercept. Matéria publicada no dia 6 de janeiro de 2021. Disponível em: https://theintercept.com/2021/01/06/prostituicao-controlada-pela-ditadura-para-construir-itaipu-deixou-legiao-de-criancas-sem-pai/. Acesso em: 18 set. 2023.

MANARIN, Odirlei. Peões da barragem: memórias e relações de trabalho dos operários da construção da hidrelétrica de Itaipu (1975 a 1991). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2008.

MARX, Karl. O Capital [Livro 2]. São Paulo: Boitempo, 2013.

MAZZAROLLO, Juvêncio. A Taipa da Injustiça: esbanjamento econômico, drama social e holocausto ecológico em Itaipu. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PADRÓS, Enrique Serra. Ditaduras de Segurança Nacional em Regiões de Fronteira: o Rio Grande do Sul e a rede de direitos humanos. In: Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, Natal, julho 2013,

SILVA, Jussaramar da. A Usina de Itaipu e a Operação Condor: o outro lado das relações Brasil- Paraguai (1973-1987). Dissertação de mestrado em História. São Paulo: PUC-SP, 2010.

TELES, Edson; CALAZANS, Carla Osmo e Marília. Projeto A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a ditadura: Aracruz, Cobrasma, CSN, Docas, Fiat, Folha de S. Paulo, Itaipu, Josapar, Paranapanema e Petrobras. CAAF/Unifesp, Junho 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.