Open Journal Systems

A CONSTRUÇÃO DA ITAIPU BINACIONAL: INSTITUIÇÃO ESTRATÉGICA E DISPUTAS DE PODER NA DITADURA CIVIL-MILITAR

Marcelo Gonçalves Marcelino, João Batista da Silva Nascimento

Resumo


Os antecedentes históricos da construção da maior hidrelétrica do mundo, desde a década de 1970, e somente superada recentemente pela usina de Três Gargantas na China, em termos da sua operacionalidade na produção de energia elétrica, está repleta de fatos políticos e econômicos marcantes da história contemporânea brasileira. O artigo procura apresentar as principais questões que antecederam o próprio início da edificação da mega construção na tríplice fronteira do Cone Sul entre Brasil, Paraguai e Argentina. Trazer os documentos do Tratado de Itaipu com relação à aliança binacional entre Brasil e Paraguai, no contexto da ditadura civil-militar em termos econômicos e políticos, é fundamental para compreendermos os aspectos que envolvem as disputas de poder no Brasil e com relação às questões geopolíticas e estratégicas em torno desses países e diante da ordem global. Uma consideração final importante remete à fase de construção da usina, que atravessa a década de 1970 com inúmeros indícios de corrupção, com favorecimento as empresas privilegiadas, conspirações e assassinato envolvidos nesse contexto sócio-histórico, em que o primeiro presidente da Itaipu Binacional, pertencente aos círculos militares, comandava esse processo de muita turbulência política.


Palavras-chave


Itaipu. Ditadura civil-militar. Poder econômico e político.

Texto completo:

PDF

Referências


ALIANÇA REVOLUCIONÁRIA PROLETÁRIA JOVEM – ARPJ. Itaipu, a quem interessa a escuridão? 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FbHeEmDrdvY. Acesso em: 05 dez. 2023.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: a crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: RS: Zouk, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, v.6, 2003.

BRASIL-PARAGUAY. Tratado de Itaipu. Brasília, 26 abr. 1973.

Disponível em: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/Tratadoitaipu_Esp.pdf. Acesso em: ?

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – DOU. Edição de 30 de agosto de 1973. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/3146159/pg-74-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-30-08-1973. Acesso em: 20 ago. 2023.

DOCUMENTOS REVELADOS. Corrupção na construção da Usina de Itaipu pode ter motivado a morte do embaixador José Jobim. Revista Eletrônica, 2014. Disponível em:

http://www.documentosrevelados.com.br/geral/corrupcao-na-construcao-da-usina-de-itaipu-pode-ter-motivado-a-morte-do-embaixador-jose-jobim/. Acesso em: 15 ago. 2023.

ENTREVISTA. Disponível em Isto É, ed. de 13 de outubro de 1982. São Paulo, Caminho Editorial.

ESPÓSITO NETO, Tomaz. Itaipu e as relações brasileiro-paraguaias de 1962 a

: fronteira, energia e poder. 322F. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) –

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

FERRAZ, Octavio Marcondes. Octavio Marcondes Ferraz: um pioneiro da engenharia nacional. Depoimento/Centro da Memória da Eletricidade no Brasil: coordenação Renato Feliciano Dias. Rio de Janeiro: Memória da Eletricidade, 1993.

ITAIPU BINACIONAL. Diretoria Executiva da Itaipu Binacional. Natureza Jurídica da Itaipu Binacional. Curitiba: Itaipu Binacional; Diretoria Jurídica, Relatório Anual 2007.

OLIVEIRA, Ricardo Costa de. Famílias, poder e riqueza: redes políticas no Paraná em 2007. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n. 18, p. 150- 169, jun/dez 2007.

OLIVEIRA, Artur. A outra história de Itaipu. Revista Interesse Nacional, Ano 5, n.

, p. 64-74, maio 2012. Disponível em: http://interessenacional.uol.com.br/site/wpcontent/uploads/2013/06/revista-interesse-nacional-edicao-17. pdf. Acesso em: 06 out.. 2023.

PEREIRA, Luis Carlos Bresser. A sociedade estatal e a tecnocracia. São Paulo: Brasiliense, 1981.

SOUZA, Nilson Araújo. A longa agonia da dependência. São Paulo: Alfa-Ômega, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.