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A influência dos capitais da imigração europeia e dos estrangeiros nos nomes das escolas estaduais em Curitiba

Natália Cristina Granato, Luciana Podlasek

Resumo


O presente trabalho procura discutir a relação entre a imigração europeia e os nomes das escolas estaduais regulares em Curitiba, capital do estado do Paraná, analisando quais são os capitais dos homenageados, que também fazem referência a outras etnias estrangeiras.  Temos como referência as reflexões sobre o “campo político” do sociólogo francês Pierre Bourdieu e algumas reflexões sobre a o ato de nomear lugares a partir de nomes de pessoas, os chamados antropotopônimos. Investigaremos, dentre as 163 escolas de Curitiba, quais correspondem aos sobrenomes de origem europeia/estrangeira que nomeiam estas escolas. Levantaremos informações como o nome completo da pessoa que nomeia as escolas, sua profissão e atuação e o ano de nomeação e fundação da escola, entre outras, com o objetivo de traçar um perfil prosopográfico destas personalidades homenageadas. Ao analisar os nomes das escolas, pretendemos verificar quais são os atributos dos homenageados escolhidos pelos decretos de nomeação elaborados pelo estado do Paraná dentro do recorte estabelecido e refletir sobre as formas de dominação simbólica inseridas neste processo.

Palavras-chave


Imigração; Capitais; Nomes de escolas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nep.v4i2.63835

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