A nomenclatura das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR: um estudo sobre genealogia e dominação simbólica

Autores

  • Luciana Podlasek

DOI:

https://doi.org/10.5380/nep.v4i1.60217

Palavras-chave:

Escolas públicas de Curitiba – PR. Dominação simbólica. Nomenclatura. Genealogia. Prosopografia.

Resumo

Em Curitiba-PR existem atualmente 161 escolas públicas estaduais regulares de ensino básico, que atendem estudantes de variadas origens sociais. A formação dessa rede de ensino faz parte do processo histórico brasileiro, em que as demandas pela escolarização pública passaram a ser uma das grandes pautas das conquistas sociais, principalmente para as classes populares. A escola, a começar pela definição de seu nome, seria o espaço de reafirmação simbólica da superioridade intelectual e moral dos tradicionais grupos que dominam a política paranaense. Para o jovem periférico que adentra esse espaço, seria uma advertência sobre o papel subalterno que é imposto, para ele e para sua classe, no meio social. Nesse raciocínio, a partir de referenciais classistas, interesses políticos e princípios de dominação simbólica, torna-se viável a realização de estudos genealógicos e prosopográficos da nomenclatura das escolas públicas estaduais da capital paranaense.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Podlasek, L. (2018). A nomenclatura das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR: um estudo sobre genealogia e dominação simbólica. Revista NEP - Núcleo De Estudos Paranaenses Da UFPR, 4(1), 104–127. https://doi.org/10.5380/nep.v4i1.60217

Edição

Seção

Curitiba, a dinâmica do jogo político e do poder simbólico