CRÔNICAS VISUAIS DE PONTA-GROSSA
A TRAJETÓRIA E A PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE LUIZ BIANCHI (1913-1943)
DOI:
https://doi.org/10.5380/nep.v11i2.102066Resumo
O presente texto teve por objetivo explorar a trajetória e a produção fotográfica de Luiz Bianchi (1876-1943) em Ponta Grossa nas primeiras décadas do século XX, tomando suas fotografias como crônicas visuais da cidade. Entende-se que longe de registros da realidade, as fotografias do espaço urbano articulam a técnica, a sensibilidade e a posição social do fotógrafo que busca narrar um evento do cotidiano, portanto, aproximando-o da figura de um cronista visual. Por isso, a partir de uma série de fotografias urbanas produzidas por Luiz Bianchi, foi possível compreender que o fotógrafo captou “instantes decisivos” do cotidiano da cidade, os quais permitiram com que Bianchi construísse uma trama de pequenas cenas que nos oferecem pistas sobre relações e tensões sociais, modos de sociabilidade e usos do espaço público ponta-grossense ao longo das primeiras décadas do século XX.
Referências
ÁGUEDA, Abílio Afonso da. O fotógrafo Lambe-Lambe: guardião da memória e cronista visual de uma comunidade. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
BIANCHI, Rauly. Entrevista concedida a Loreno Luiz Zatelli Hogedorn e Roseli T. Boschilia para o Projeto Fotógrafos Pioneiros do Paraná. Ponta Grossa, 3 nov. 1982. Acervo: Casa da Memória, Curitiba/PR.
BORGES, Maria Elisa Linhares. História e Fotografia. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, 132p.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: O que Falar Quer Dizer. 2. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Un art medio: ensayo sobre los usos sociales de la fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2003.
BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. O camponês e a fotografia. Revista de Sociologia Política, Curitiba, n. 26, p. 31-39, jun. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/DLXCTWwm4RB4Zsb4LCkdPbw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2025.
CAMERA, Patrícia. Curadoria do Fundo Foto Bianchi: cultura fotográfica em Ponta Grossa e região. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 26, e31, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/GStB5xszZtQq6V7w8TPHYXd/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2025.
CANDIDO, Antônio. A vida ao rés-do-chão. In.: ______. Para gostar de ler: crônicas, v. 5. São Paulo: Ática, 2003, p. 89-99.
CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. Trad. Renato Aguiar. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004.
CHAVES, Niltonci Batista. A cidade civilizada: discursos e representações sociais no jornal Diário dos Campos, na década de 1930. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2001, 162p.
FABRIS, Annateresa. A Invenção da fotografia: repercussões sociais. In.: FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991. p. 11-38.
HOLOWATE, Isaias. Discursos e sociabilidades nas páginas do Jornal "Diários dos Campos", Ponta Grossa (PR) 1907-1921. 2024. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
KOSSOY, Boris. A fotografia. In.: ZANINI, Walter (Org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983, p. 868-913.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. Belo Horizonte: Ateliê Editorial, 2014.
LEANDRO, José Augusto. Luiz Bianchi, fotógrafo dos Campos Gerais. Jornal de História. Ponta Grossa, UEPG, p. 4-6, ago. 1996.
LEITE, Marcelo Eduardo. Typos de pretos: escravos na fotografia de Christiano Junior, Visualidades, Goiânia v.9 n.1 p. 25-47, jan-jun 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18368. Acesso em: 10 nov. 2025.
LIMA, Solange Ferraz; CARVALHO, Vania Carneiro. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica do consumo – álbuns da cidade de São Paulo, 1887-1954. São Paulo: Mercado das Letras, 1997.
MICELI, Sergio. 1996. Imagens Negociadas. Retratos da Elite Brasileira (1920-40). São Paulo: Companhia das Letras. 174p.
MONASTIRSKY, Leonel Brizolla. Cidade e ferrovia: a mitificação do pátio central da RFFSA em Ponta Grossa. 1997. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
MONDENARD, Anne de. A emergência de um novo olhar sobre a cidade: as fotografias urbanas de 1870 a 1918. Trad. Eveline Bouteiller Kavakama. Projeto História, São Paulo, v. 18, p. 107-114, 1999. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10981/8101. Acesso em: 10 nov. 2025.
SILVA, Grasiele Aparecida Santos da. Entrelaçamento entre curadoria e produção visual: o retrato visual de Micky na coleção do Fundo Foto Bianchi. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
