A CRIAÇÃO DA FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PONTA GROSSA SOB O OLHAR DA IMPRENSA
DOI:
https://doi.org/10.5380/nep.v11i2.101709Resumo
Este artigo busca discutir as representações da criação da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Ponta Grossa (FEFCL-PG), a partir dos discursos veiculados nos jornais Diário dos Campos, Diário da Tarde e O Dia (PR); entre os anos de 1948 e 1950 - do ano em que foi criada uma comissão de indivíduos para projetar a fundação da FEFCL-PG, até a oficialização da instituição que aconteceu com o Decreto Federal nº 28.169, em 1º de junho de 1950. O estudo tem cunho documental e bibliográfico, baseia-se nas contribuições teóricas de Norbert Elias sobre os conceitos de figuração, interdependência e habitus; e faz uso do método prosopográfico para identificar as interseções entre os cinco professores que integraram a comissão de criação da FEFCL-PG. Dentre as ligações observadas entre a maioria dos integrantes, destacamos o magistério no Colégio Regente Feijó, a participação na direção da Associação de Amigos de Ponta Grossa e no Partido Social Democrático (PSD); essa última característica em especial facilitou a comunicação com Moysés Lupion, governador do Paraná pelo PSD, e também contribuiu para as diferentes representações nos jornais consultados a respeito da criação da FEFCL-PG, que evidenciam a utilização da imprensa para criar formas de compreender a sociedade, moldadas pelos interesses de quem está por trás da redação.
Referências
BARREIROS, Tomás. Vozes do Paraná 7. 2016. Disponível em: https://tomasbarreiros.com.br/wp-ccontent/uploads/2016/07/VozesdoParana7_AngeloLopes
.pdf. Acesso em: 7 abr. 2024.
BATISTELLA, Alessandro. A campanha oposicionista ao governador paranaense Bento Munhoz da Rocha Neto (1951-1955) por meio da caricatura política. Revista de História Regional, v. 23, n. 1, 2018.
CHAMMA, Guizella Veleda Frey. Colégio Regente Feijó: 50 anos de história. Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 1978.
DIÁRIO DA TARDE. Curitiba, 1949-1950.
DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa,1950.
DIONIZIO, Larissa Aparecida. MOTA, Francisco Lima. DENEZ, Cleiton Costa. A cartografia do voto nas eleições paranaenses: uma análise acerca da eleição de 1955. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 14., 2021. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/77757. Acesso em: 2 mar. 2024.
ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Tradução de Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FERREIRA, Gean de Sales; CRISTOFOLINI, Vitor Gustavo; CHIMIN JUNIOR, Alides Baptista. As eleições para governador do Paraná em 1947: uma análise do contexto e resultados. Revista Brasileira de Direito Eleitoral e Ciência Política, Curitiba, v. 6, n.2, p. 501-515, 2017.
FLORIANO, Jaine dos Santos. "Não me interessa mais esta profissão": representações dos professores no Jornal Diário dos Campos (1932-1950). 2019, 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
GUEBERT, Caroline Aparecida. Da intelectualidade princesina, o coração do Brasil: trajetória, sociabilidades cívico-letradas e a plasticidade do sertão imaginado no círculo euclidiano (Paraná, meados do século XX). 2018. 300 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Serviço Nacional de Recenseamento. Recenseamento geral do Brasil (1º de Setembro de 1940). Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1950.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Reconstrução Histórica das instituições Escolares Públicas dos Campos Gerais – PR. Curitiba: Lisegraff, 2012.
O DIA. Curitiba, 1938-1958.
OLIVEIRA, Ricardo Costa de. O Silêncio dos Vencedores: genealogia, classe dominante e Estado no Paraná. 1. ed. Curitiba: Moinho do Verbo, 2001.
PEGORARO, Éverly. Revolta dos posseiros de 1957: consensos e desacordos de algumas interpretações. Revista IDeAS, v. 2, n. 1, p. 109-133, 2008.
RÉMOND, René. Uma História Presente. In. RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Tradução de Dora Rocha. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
STONE, Lawrence. Prosopografia. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 19, n. 39, p. 115-137, 2011.
VIEIRA, Carlos Eduardo; CAMPOS, Névio de. Intelectuais e o processo de formação da Universidade Federal do Paraná (1912-1950). In: LEITE, Renato Lopes; OLIVEIRA, Ricardo Costa de (Org.). Reflexões: UFPR 100 anos (1912-2012). Curitiba: Editora UFPR, 2012.
