Português

Luteria, Escassez e Invenção

Authors

Abstract

This article presents a study on the Tres, a traditional Cuban musical instrument, by articulating historical, technical, and cultural aspects of its construction. Based on field research conducted in Cuba in 2025, it documents lutherie practices developed by local luthiers who, despite limited access to materials and tools, build functional instruments that are well suited to musical practices and fundamental to Cuban artistic expression. The study records four construction plans of the Tres, collected during fieldwork, and presents an unprecedented cataloging sheet of the instrument, following a protocol adapted to the Latin American context. These experiences are analyzed through the concepts of technological disobedience, by Ernesto Oroza, and improvisational repair (gambiarra), according to Rodrigo Boufleur. By discussing method adaptation, material reuse, and the invention of solutions in the handcrafted making of the Tres, the article reflects on lutherie as a situated cultural practice that operates between technique and necessity. The research contributes to the recognition of lutherie as a field of knowledge and supports its academic consolidation, especially within the Latin American context.

Author Biographies

Fernando Schubert, Universidade Federal do Paraná

Luthier, músico e pesquisador com atuação internacional. Licenciado em Música e tecnólogo em Luteria pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com experiência na construção, restauro e manutenção de cordofones dedilhados. Atuou como monitor nas disciplinas de construção e entalhe no curso de Luteria da UFPR. Com interesse na formação musical de futuros luthiers, ministrou um curso complementar de teoria musical para os colegas do curso, atendendo a uma demanda não contemplada na grade curricular. Mestre e doutorando em Design pela UFPR, desenvolve pesquisas sobre cultura material e processos artesanais em contextos diversos, com foco na luteria em Cuba, especialmente em condições de escassez. Atua também com ensino, extensão e divulgação científica por meio de palestras e do projeto @luthierexplica, no Instagram e TikTok

Juarez Bergmann Filho, Curso Superior de Tecnologia em Luteria

Graduado pelo curso de Bacharelado em Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Design pela Universidade Federal do Paraná. Foi pesquisador visitante no Departamento de Música da Universidade da Califórnia, em Riverside, nos Estados Unidos da América atuando pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES. Atuou como músico profissional camerista e como membro da Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. É professor do Curso Superior de Tecnologia em Luteria e do Programa de Pós Graduação em Design na UFPR. Participa do grupo de pesquisa em Teoria, História e Critica do Design e Atividades Projetuais. Os temas de interesse abrangem as pesquisas sobre: As relações entre sujeitos e artefatos localizadas em circuitos de produção, circulação e uso. As Articulações do conceito de artífice (artista/artesão) na criação de artefatos. Como processos de criação coletiva são percebidos em circuitos de produção. Pesquisas sobre a biografia de artefatos e a biografia laboral de artífices. Pesquisa também sobre a Cultura e Práticas do Violino e da rabeca Brasielria em específico e a construção e práticas de Instrumentos Musicais em geral. É editor chefe e criador da Revista Brasileira de Luteria, https://revistas.ufpr.br/luteria/index.

References

BATES, Eliot. The social life of musical instruments. Ethnomusicology, v. 56, n. 3, p. 363

395, 2012.

BERGMANN FILHO, Juarez. Artífices, artifícios e artefatos: narrativas e trajetórias no

processo de construção da rabeca brasileira. 2016. 255 f. Tese (Doutorado em Design) –

Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

BERGMANN FILHO, Juarez; SCHUBERT, Fernando. A cultura material de instrumentos

musicais: organologia e procedimentos de documentação. In: CORRÊA, Ronaldo de Oli

veira; ZACAR, Cláudia Regina Hasegawa; SANTOS, Aguinaldo dos; SMYTHE, Kelli Cristine

Assis da Silva (orgs.). Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR: novos horizontes da pes

quisa em design. Curitiba: Editora CRV, 2023. p. 83–108.

BOUFLEUR, Rodrigo Naumann. Fundamentos da gambiarra: a improvisação utilitária

contemporânea e seu contexto socioeconômico. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura

e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São

Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde

02072013-134355/pt-br.php. Acesso em: 3 maio 2025.

BRITO, Julian Araujo. “Pátria ou morte”: a revolução cubana e a crise dos anos 1990.

Sem Aspas, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 87-101, 1º semestre de 2012.

CARPENTIER, Alejo. La música en Cuba. México: Fondo de Cultura Económica, 1972.

DAWE, Kevin. The new guitarscape in critical theory, cultural practice and musical per

formance. Aldershot: Ashgate, 2010.

FERGUSON, R. James. The transnational politics of Cuban music and Cuban culture. The

Culture Mandala, Brisbane, v. 6, n. 1, 2003. Disponível em: https://www.international

relations.com/CM6-1/Cuban-Music-and-Culture.htm. Acesso em: 5 ago. 2025.

MANUEL, Peter. Essays on Cuban music: North American and Cuban perspectives. La

nham: University Press of America, 1991.

MOORE, Robin D. Music and revolution: cultural change in socialist Cuba. Berkeley: Uni

versity of California Press, 2006.

OROZA, Ernesto. Desobediencia tecnológica: de la revolución al revolico. [S.l.]: [s.n.],

2012. Disponível em: https://www.ernestooroza.com/desobediencia-tecnologica-de-la

revolucion-al-revolico/. Acesso em: 3 maio 2025.

PEREIRA, R. M. Luteria: coletânea de termos técnicos. Ed. UFPR. Curitiba, 2019.

RODRÍGUEZ, Victoria Eli. Instrumentos de la música folclórico-popular de Cuba. Vol. I.

Madrid: Instituto Cubano del Libro, s.d.

RODRÍGUEZ RUIDÍAZ, Armando. Formatos instrumentales en la música cubana. La Ha

bana: CNEArt, 2019.

SENNETT, Richard. O artífice. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SKLODOWSKA, Elzbieta. Reinventando la rueda: el Período Especial en el imaginario

cubano. Itinerarios, n. 16, p. 221-238, 2012.

SUBLETTE, Ned. Cuba and its music: from the first drums to the mambo. Chicago: Chica

go Review Press, 2004.

Published

2025-08-18

How to Cite

Schubert, F., & Bergmann Filho, J. (2025). Português: Luteria, Escassez e Invenção. Revista Brasileira De Luteria, 4(1). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/luteria/article/view/100133