ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ANTES E DURANTE A PANDEMIA EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92912Palavras-chave:
Abandono escolar, Ensino Médio, Escola Pública, PandemiaResumo
Esta pesquisa discute o problema do abandono escolar, chamando atenção para o momento da pandemia da COVID-19 e os possíveis reflexos dessa fatalidade nas taxas de rendimento dos estudantes do ensino médio no estado de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é identificar a existência de diferenças significativas nas taxas de abandono entre os anos de 2019 e 2020, a partir das mesorregiões do estado. Para tanto, optou-se por utilizar dados sobre as taxas de abandono nessa etapa do ensino da rede pública estadual por município. O delineamento metodológico dispôs da aplicação de métodos univariados de medidas de tendência central, de dispersão e de distribuição, assim como teste de Shapiro-Wilk, postos sinalizados de Wilcoxon e teste de Kruskal-Wallis. Os resultados da pesquisa comprovam que as taxas de abandono escolar tiveram aumentos significativos em todas as mesorregiões do estado, com exceção do Jequitinhonha, Oeste de Minas e Noroeste de Minas. Quanto às análises por ano, em 2019 não houve diferenças significativas entre as mesorregiões, já no ano de 2020 essa diferença pode ser comprovada estatisticamente.
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