n. 54- EUA – BRASIL: UMA COOPERAÇÃO DELETÉRIA NA EDUCAÇÃO DA CARTILHA NEOLIBERAL AO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77573Palavras-chave:
Política Educacional, Regulação Educacional, empresariadoResumo
As ideias que pretendemos desenvolver aqui são resultados de uma pesquisa realizada nos EUA (2015-2016), que teve como objetivo o estudo da sua influência nas políticas educacionais brasileiras contemporâneas. Partimos da ideia de que as políticas que se afirmam como agenda global se originam num país determinado, são apropriadas pelas elites políticas e por grupos econômicos em diferentes países e se transformam em agenda global como parte das relações de dependência internacional.
A pesquisa das influências nos processos de produção e implementação das políticas educacionais nacionais permite conhecer a gênese dessas políticas no seu lugar de origem, seus princípios e transformações e seus resultados e consequências. Isto favorece, por sua vez, ter elementos de análise para uma melhor compreensão do que essas “ideias” podem produzir numa realidade histórica internacional e nacional bastante diferente. Elas podem vir tanto em forma de apreciações envolvendo a circulação internacional de ideias ou o empréstimo de políticas quanto através de alianças com setores nacionais. Veremos como, no caso do Brasil, podem ser identificadas essas três formas de influência dos EUA na educação brasileira. Serão analisadas as consequências na educação básica brasileira da aliança empresarial e do fundamentalismo religioso Brasil-EUA.
Referências
ANGRIST ,J; DYNARSKI,S; KANE T. PATHAK,P; WALTERS Ch.. Who benefits from KIPP? Institute for the Study of Labor. Discussion Paper Series, IZA DP, n.º 5690, maio, 2011. Disponível em: https://economics.mit.edu/files/6965. Acesso em: 3 de março de 2020
APPLE, M. Educando à direita. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2003.
AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BARROSO, J. (Org.) A regulação das políticas públicas de educação. Lisboa: Educa/Unidade de I&D de Ciências da Educação, 2006.
BASTOS, R. M. B. O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, jul./set. 2017.
BECK,U. O que é globalização? Equívocos do globalismo, respostas à globalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
BERLINER, D. Escola pública nos EUA. Resistindo aos ataques do governo Trump. In: KRAWCZYK, N. (Org.) Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis. Campinas: FE/Unicamp, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=105858&opt=4. Acesso em 14 de dezembro de 2019
BERLlNER D.; GLASS, D. 50 myths and lies that threaten America's public schools. The real crisis in education. Nova York: Teachers College, Columbia University, 2014.
BORGES, H. Sob aplausos do mercado financeiro, empresários já lucram com reforma do ensino médio. The Intercept Brasil, 20 out. 2017. Disponível em: https://theintercept.com/2017/10/20/sob-aplausos-do-mercado-financeiro-empresarios-ja-lucram-com-reforma-do-ensino-medio/ Acesso em: 24 de outubro de 2017
BURITY, J. A onda conservadora na política brasileira traz o fundamentalismo ao poder? In: ALMEIDA, R.; TONIOL, R. (Orgs.). Conservadorismo, fascismo e fundamentalismo. Análises conjunturais. Campinas: Editora Unicamp,2018.
CATTINI,C. Educação: revelação de mais uma face da financeirização e privatização dos direitos sociais. Revista do Instituto Humanitas Unisinos IHU, on line, edição 539, 19 ago.2019. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/7621-educacao-revelacao-de-mais-uma-face-da-financeirizacao-e-privatizacao-dos-direitos-sociais. Acesso em: 18 de novembro de 2019
DARDOT, P.; LAVAL, Ch. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FERREIRA, P. “Vocês estão vivendo um novo tipo de ditadura”, diz sociólogo Manuel Castells. O Globo, 17 jul. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/voces-estao-vivendo-um-novo-tipo-de-ditadura-diz-sociologo-manuel-castells-23812733. Acesso em: 5 de outubro de 2019
GIOVANNI, G.; NOGUEIRA, M. A. Introdução. In: GIOVANNI, G.; NOGUEIRA, M. A. (Orgs.). Dicionário de políticas públicas. São Paulo: Fundap; Imprensa Oficial, 2013.
GREEN, P. C. III, BAKER, B. D.; OLUWOLE, J. The legal status of charter schools in state statutory law. University of Massachusetts Law Review, Massachusetts, v. 10, n. 2. Disponível em: https://scholarship.law.umassd.edu/umlr/vol10/iss2/1/.
KRAWCZYK, N. Políticas de regulação e mercantilização da educação: socialização para uma nova cidadania? Educação & Sociedade, Campinas, Cedes, v.26, número especial, 2005.
KRAWCZYK, N. Os empresários dão as cartas. Educação & Sociedade , Campinas, Cedes, v. 35, n. 126, 2014.
KRAWCZYK, N. Política educacional dos Estados Unidos e sua influência no Brasil. Relatório científico. FAPESP, 2016a. Disponível em: http://noraunicamp.blogspot.com
KRAWCZYK, N. Charter school: uma escola pública que caminha e fala como escola privada. Entrevista com Dwight Holmes. Carta Capital [online], 2 set. 2016b. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/entrevistas/charter-school-uma-escola-publica-que-caminha-e-fala-como-escola-privada/.
KRAWCZYK, N. Introdução. In: KRAWCZYK, N. (Org). Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis. Campinas: F E-Unicamp Editora; Uberlândia: Navegando, 2018. Download gratuito em: https://www.editoranavegando.com/livro-unicamp.
LÓPEZ-RUIZ, O. Os executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais. Rio de Janeiro: Azougue, 2007.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, Cedes, v. 27, n. 94, jan./abr. 2006.
MIRON, G.; MATHIS, W. J.; WELNER, K. Separating fact & fiction: What you need to know about charter schools. Washington DC: National Alliance for Public Charter Schools, 2014.
MIRON, G.; URSCHEL, J. L. Equal or fair? A study of revenues and expenditure in American charter schools. Boulder and Temple: Education and the Public Interest Center & Education Policy Research Unit, 2010. Disponível em: http://epicpolicy.org/publication/charter-school-finance.
MOURA, E. da S.; NAJJAR, J.; CARNEIRO, W. Neoliberalização e reforma educacional: a chegada da organização Teach For America no Brasil. RBOEA, v. 35, maio/ago. 2019.
OHANA, V. Acredito, RenovaBR e Fundação Lemann: renovação ou infiltração? Carta Capital, 30 ago. 2019. Política.
QUEIROZ, L. “A doutrina do choque” de Naomi Klein. Jornal GNN, 17 jan. 2015. Disponível em:
https://jornalggn.com.br/sociedade/a-doutrina-do-choque-de-naomi-klein/
RODRIGUES, A. Máfia das creches terceirizadas é suspeita de desviar verba e comida de unidades em SP Folha de S. Paulo, 12.set.2019. Cotidiano.
VAN ZANTEN, A. Les politiques d’education. Paris: PUF, 2004. (Collection “Que sais-je?).
WEIL, D. Charter school movement: History, politics, policies, economics and effectiveness, New York: Grey House Publishing, 2009.
WELNER, K. Neo voucher: the emergence of tuition tax credits for private schooling. New York: Rowman & Littlefield, 2008.
WHITTY, G. Controle do currículo e quase-mercados: a recente reforma educacional na Inglaterra e no País de Gales. In: WARDE, M. (Org.). II Seminário Internacional Novas Políticas Educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.