Open Journal Systems

n. 52 - CRÍTICA AO PROGRAMA FUTURE-SE: AUTONOMIA COMO DISPOSITIVO DE DESATIVAÇÃO DO PAPEL DO ESTADO SOBRE INSTITUTOS E UNIVERSIDADES FEDERAIS

Fernando Lionel Quiroga

Resumo


O presente ensaio consiste em uma análise crítica ao projeto de lei Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – FUTURE-SE. Tal crítica toma por base dois eixos principais: a) o temperamento político do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro e seus ministros, cujas declarações públicas assumem um tom de ameaça constante à democracia e; b) o projeto de lei (PL) como objeto de valor jurídico que permite a materialização de tais declarações. A composição de tais eixos abre espaço para a interpretação de que os objetivos subjacentes ao programa consistem em um conjunto de dispositivos cuja finalidade reside no esforço de desativar o papel do Estado sobre os Institutos e Universidades Federais. Tal hipótese evidencia-se pelo caráter genérico e impreciso com que são tratados diversos pontos em razão de uma ausência de concepção ampla de universidade e de outros conceitos-chave ao projeto, como o de autonomia. Cabe destaque a recepção negativa do projeto pelas Universidades Federais, que manifestaram um quadro de rejeição praticamente unânime (ANDIFES). Por essa razão, face a maciça repercussão negativa que o projeto adquiriu logo após seu lançamento, podemos concluir que, embora talvez esta peça não surta o efeito esperado pelos seus idealizadores – o futuro do próprio ministro encontra-se comprometido após suas declarações sobre o STF – deve-se estar atento a novas tentativas de golpe.

 

 


Palavras-chave


Future-se; democracia; Estado; neoliberalismo.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, L. Valsa Brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Todavia, 2019.

CORAGGIO, J. L. Propostas do Banco Mundial para a Educação: sentido oculto ou problemas de concepção. In: TOMMASI, L.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 75-124.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

SOUZA, J. A guerra contra o Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2020.

SOUZA, J.; et. al. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.74230