n. 51 - A TESSITURA DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA (2006-2016) NO BRASIL SOB A INFLUÊNCIA DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.74222

Palavras-chave:

política de leitura, organismos internacionais, privatização, PNLL, política educacional.

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar as influências de organismos internacionais na constituição da política de leitura no Brasil que originaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (2006-2016) no contexto do Estado capitalista. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, embasada, principalmente, nos estudos de Evangelista (2008; 2009), Croso e Magalhães (2016), Peroni (2018), Avelar (2019), dentre outros, analisados à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC). As principais fontes analisadas são documentos oficiais nacionais e de organismos internacionais, como o CERLALC e a OEI. A investigação apontou reflexões relevantes sobre a forma que a Política Nacional de Leitura, atualmente em curso, está organicamente alinhada à lógica global, aos auspícios dos organismos internacionais, especialmente, quando esses documentos orientam para a inserção de representantes da cadeia produtiva do livro na formulação da política de leitura e, como consequência, abrem espaço para a atuação do mercado, por meio do preceito democrático de acesso.

Biografia do Autor

Lidiane Tavares do Nascimento Gomes, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Graduada em Letras. Professora da rede pública de ensino do Estado do Amapá. Mestranda em Educação, na Linha de Políticas Educacionais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UNIFAP.

Ilma de Andrade Barleta, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UNIFAP.

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Publicado

2020-11-28

Como Citar

Gomes, L. T. do N., & Barleta, I. de A. (2020). n. 51 - A TESSITURA DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA (2006-2016) NO BRASIL SOB A INFLUÊNCIA DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.74222

Edição

Seção

Artigos