n. 36 - PROGRAMAS DE DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS: UM ESTUDO EM ESCOLA SELECIONADA (2007 A 2018)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.74102Palavras-chave:
Política Educacional, Descentralização de recursos financeiros para a escola, Educação Básica no estado de Mato Grosso do Sul.Resumo
O trabalho objetivou verificar o montante de recursos recebidos por uma escola selecionada da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul por meio de programas de descentralização financeira, no período de 2007 a 2018, bem como os efeitos que programas com essa finalidade têm provocado no trabalho da escola. Nesse período, a escola operacionalizou seis programas de descentralização financeira, sendo um da esfera estadual e cinco da esfera federal. Trabalhou-se com a legislação educacional e dados financeiros dos programas operacionalizados na escola, mediante registros da Secretaria de Estado de Educação. Observou-se que os programas, que objetivaram descentralizar recursos financeiros para a escola, se sustentaram na premissa da gestão democrática da educação. Não se pôde inferir se o volume de recursos operacionalizados na escola seria suficiente para garantir as necessidades da função social da educação. O efeito verificado foi que a operacionalização dos programas alterou a dinâmica e os processos de trabalho da escola.
Referências
ALVES, A. G. de R. Gestão escolar para resultados na educação: uma análise da parceria entre o Instituto Unibanco e o Ministério da Educação na execução do Projeto Jovens do Futuro. 2018. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande, 2018.
AMARAL, N. C. O “novo” ensino médio e o PNE: haverá recursos para essa política? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 91-108, jan./jun. 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/download/759/pdf. Acesso em 8 maio 2020.
BERRINGER, T. Brasil: classes sociais, neodesenvolvimentismo e política externa nos Governos Lula e Dilma. Revista de Sociologia e Política, v. 21, n. 47: p. 31-38, set. 2013.
CAMARGO, Rubens Barbosa; VIANA, Mariana Peleje. Recursos Financeiros Descentralizados para escolas públicas do Brasil - uma política necessária. In: SEMINÁRIO REGIONAL DE
COSTA, M. da. Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 455-594, set./dez. 2008.
COSTA, R. R. da S.; CASTRO, L. M. C.; GUGELMIN, S. A. A promoção da alimentação saudável sob a ótica de atores sociais que coordenam o Programa de Alimentação Escolar em municípios do Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição. São Paulo, Ano 9, n. 2, p. 75-87, jul./dez. 2018.
CUNHA, AM. O paradigma do Estado Desenvolvimentista e o “retorno” da Política Industrial. In: DATHEIN, R., org. Desenvolvimentismo: o conceito, as bases teóricas e as políticas [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. Estudos e pesquisas IEPE series, pp. 73-111. ISBN 978-85-386-0382-5 http://books.scielo.org/id/8m95t/epub/dathein-9788538603825.epub. Acesso em: 24 mai. 2020.
MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Verbete PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/pdde-programa-dinheiro-direto-na-escola/>. Acesso em: 23 de mai. 2020.
MIGUEL, L. O colapso da Democracia no Brasil – da Consituição ao golpe de 2016. São Paulo:Expressão Popular, 2019.
OLIVEIRA. D. A. A profissão docente no contexto da Nova Gestão Pública no Brasil. IN: OLIVEIRA et al. (Org.). Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do educador – perspectivas globais e comparativas. Petrópolis, RJ: 2019.
PERONI, V. M. V.; ADRIÃO, T. Programa Dinheiro Direto na Escola: uma proposta de redefinição do papel do Estado na educação? Brasília: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007, p.21 e 30.
SANTOS, S. R.; COSTA DOS, M. B. de S.; BANDEIRA, G. T.de P. As formas de gestão do programa nacional de alimentação escolar (PNAE). Rev. Salud Pública, Bogotá, v. 18, n. 2, p. 311-320, mar. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.