n.41 - ESTUDO SOBRE A LEI 13.415/2017 E AS MUDANÇAS PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72965Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio/Brasil, Lei nº 13.415/2017, Estudos Críticos sobre a Reforma do Ensino MédioResumo
O texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender se alunos e professores estão cientes sobre as mudanças que foram propostas para a educação brasileira por meio da Reforma do Ensino Médio. De maneira específica, buscou compreender as alterações que poderão impactar a qualidade do ensino e a profissão do docente que atua nessa etapa de ensino. Nessa perspectiva foi realizado um estudo bibliográfico e documental a partir da produção acadêmica sobre essa temática no âmbito das publicações oficiais do governo federal, de pesquisadores que têm estudado sobre o assunto visando a compreensão da Lei nº 13.415/2017, visando destacar críticas de autores e estudiosos sobre pontos relevantes que foram propostos para o novo modelo de ensino médio no Brasil. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo apoiada pela pesquisa bibliográfica, documental e pela aplicação de questionários a professores e alunos matriculados do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás-Campus Itumbiara. A pesquisa destaca estudos críticos de autores e estudiosos sobre as proposições da Lei 13.415/2017 para a educação no Brasil e mostra alguns olhares de alunos e professores de um curso de Licenciatura em Química sobre essa temática, os quais demonstraram dúvidas, bem como falta de conhecimento sobre as mudanças apresentadas para o novo ensino médio.
Referências
BARTELMEBS, R. C. Analisando os dados na pesquisa qualitativa. Metodologias de Estudos e Pesquisa em Educação III. 2013.
Disponível em http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1453/1/Texto_analise.pdf Acesso em 05 de maio de 2019.
BODIÃO, I. S. Considerações sobre a reforma do ensino médio do governo Temer. Cadernos de Pesquisa, UFMA, São Luís, v. 25, n. 2, abr./jun. 2018.
COSTA, M. A.; COUTINHO, E. H. L. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei n.º 13.415/2017. Educação & Realidade. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG – Brasil, ago, 2018.
CZERNISZ, E. C. S; ERRAM, C. Reformar o ensino médio? Impasses e desafios presentes na proposta da lei 13415/2017. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 29, n.3, p.135-147, Set./Dez., 2018.
CZERNISZ, E. C. S; GARCIA, S. R. O. A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017. Educação. Santa Maria, v. 42, n. 3, p. 569-584, set./dez. 2017.
FERRETI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados. vol. 32 n.° 93 São Paulo maio/ago. 2018.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.: São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
HEINSFELD, B. D. S.S; RAMOS, F.R.O. Reforma do ensino médio de 2017 (lei nº 13.415/2017): um Estímulo à visão utilitarista do conhecimento. EDUCERE (VIII Congresso Nacional De Educação). 2017.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SANTOS, G. P; SILVA, S. R. A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS). São Luís - Vol. 4 - Número Especial - Jul./Dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.