n.41 - ESTUDO SOBRE A LEI 13.415/2017 E AS MUDANÇAS PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

Raquel Aparecida Souza, Luciana Nogueira de Souza Garcia

Resumo


O texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender se alunos e professores estão cientes sobre as mudanças que foram propostas para a educação brasileira por meio da Reforma do Ensino Médio. De maneira específica, buscou compreender as alterações que poderão impactar a qualidade do ensino e a profissão do docente que atua nessa etapa de ensino. Nessa perspectiva foi realizado um estudo bibliográfico e documental a partir da produção acadêmica sobre essa temática no âmbito das publicações oficiais do governo federal, de pesquisadores que têm estudado sobre o assunto visando a compreensão da Lei nº 13.415/2017, visando destacar críticas de autores e estudiosos sobre pontos relevantes que foram propostos para o novo modelo de ensino médio no Brasil. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo apoiada pela pesquisa bibliográfica, documental e pela aplicação de questionários a professores e alunos matriculados do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás-Campus Itumbiara. A pesquisa destaca estudos críticos de autores e estudiosos sobre as proposições da Lei 13.415/2017 para a educação no Brasil e mostra alguns olhares de alunos e professores de um curso de Licenciatura em Química sobre essa temática, os quais demonstraram dúvidas, bem como falta de conhecimento sobre as mudanças apresentadas para o novo ensino médio.


Palavras-chave


Reforma do Ensino Médio/Brasil, Lei nº 13.415/2017, Estudos Críticos sobre a Reforma do Ensino Médio

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72965

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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