Open Journal Systems

n.41 - ESTUDO SOBRE A LEI 13.415/2017 E AS MUDANÇAS PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

Raquel Aparecida Souza, Luciana Nogueira de Souza Garcia

Resumo


O texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender se alunos e professores estão cientes sobre as mudanças que foram propostas para a educação brasileira por meio da Reforma do Ensino Médio. De maneira específica, buscou compreender as alterações que poderão impactar a qualidade do ensino e a profissão do docente que atua nessa etapa de ensino. Nessa perspectiva foi realizado um estudo bibliográfico e documental a partir da produção acadêmica sobre essa temática no âmbito das publicações oficiais do governo federal, de pesquisadores que têm estudado sobre o assunto visando a compreensão da Lei nº 13.415/2017, visando destacar críticas de autores e estudiosos sobre pontos relevantes que foram propostos para o novo modelo de ensino médio no Brasil. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo apoiada pela pesquisa bibliográfica, documental e pela aplicação de questionários a professores e alunos matriculados do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás-Campus Itumbiara. A pesquisa destaca estudos críticos de autores e estudiosos sobre as proposições da Lei 13.415/2017 para a educação no Brasil e mostra alguns olhares de alunos e professores de um curso de Licenciatura em Química sobre essa temática, os quais demonstraram dúvidas, bem como falta de conhecimento sobre as mudanças apresentadas para o novo ensino médio.


Palavras-chave


Reforma do Ensino Médio/Brasil, Lei nº 13.415/2017, Estudos Críticos sobre a Reforma do Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Referências


BARTELMEBS, R. C. Analisando os dados na pesquisa qualitativa. Metodologias de Estudos e Pesquisa em Educação III. 2013.

Disponível em http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1453/1/Texto_analise.pdf Acesso em 05 de maio de 2019.

BODIÃO, I. S. Considerações sobre a reforma do ensino médio do governo Temer. Cadernos de Pesquisa, UFMA, São Luís, v. 25, n. 2, abr./jun. 2018.

COSTA, M. A.; COUTINHO, E. H. L. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei n.º 13.415/2017. Educação & Realidade. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG – Brasil, ago, 2018.

CZERNISZ, E. C. S; ERRAM, C. Reformar o ensino médio? Impasses e desafios presentes na proposta da lei 13415/2017. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 29, n.3, p.135-147, Set./Dez., 2018.

CZERNISZ, E. C. S; GARCIA, S. R. O. A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017. Educação. Santa Maria, v. 42, n. 3, p. 569-584, set./dez. 2017.

FERRETI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados. vol. 32 n.° 93 São Paulo maio/ago. 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.: São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

HEINSFELD, B. D. S.S; RAMOS, F.R.O. Reforma do ensino médio de 2017 (lei nº 13.415/2017): um Estímulo à visão utilitarista do conhecimento. EDUCERE (VIII Congresso Nacional De Educação). 2017.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, G. P; SILVA, S. R. A Reforma do Ensino Médio e os desafios postos à política educativa no Brasil. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS). São Luís - Vol. 4 - Número Especial - Jul./Dez. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72965