n. 37 - OS IMPACTOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72219

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Avaliação de Impacto, Revisão Sistemática

Resumo

O artigo realiza uma revisão sistemática sobre os impactos da gestão democrática das escolas da rede pública no aprendizado dos alunos e/ou em quaisquer outras dimensões do trabalho escolar. Foram analisadas publicações entre 2007 e 2017 dos Grupos de Trabalho (GTs) das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e dos periódicos Revista Brasileira de Educação (RBE), Educação & Sociedade, Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas, Estudos em Avaliação Educacional e Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE). Encontraram-se 140 estudos com objetivos e/ou resultados relacionados à gestão democrática e à rede pública de Educação Básica, dos quais apenas dois estimam o impacto da gestão democrática. Embora os estudos apontem efeitos negativos da indicação de diretores por políticos e efeitos positivos do processo de seleção e eleição, seus desenhos de pesquisa são frágeis e as ameaças à validade interna dificultam inferir qualquer relação de causalidade.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Borges da Cruz Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Tiago Lisboa Bartholo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

Siqueira, C. E. B. da C., & Bartholo, T. L. (2020). n. 37 - OS IMPACTOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72219

Edição

Seção

Artigos