n. 35 - ANÁLISE DA FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES ENTRE A INCLUSÃO TOTAL E A INCLUSÃO PREFERENCIAL

Autores

  • Roger Pena de Lima Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72002

Palavras-chave:

Formulação, Implementação, Política de Educação Especial, PNE, Meta 4.

Resumo

 O presente artigo, fruto de dissertação defendida no Mestrado Acadêmico da Universidade de Brasília, buscou analisar a formulação e a implementação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação de 2014, que versa sobre a Educação Especial e Inclusiva. Orientado pela abordagem qualitativa, optou-se metodologicamente pelo Estudo de Caso, no qual recorremos à análise documental, à entrevistas semiestruturadas e à roda de conversa. Partindo de conceitos teóricos sobre formulação e implementação de políticas públicas, o presente estudo se debruçou sobre os antagonismos, as disputas e as coalizões de interesse que travaram intensa polarização durante sua tramitação no parlamento brasileiro para posteriormente discutir a implementação a partir da compreensão dos atores envolvidos, bem como as fragilidades para sua implementação. Os resultados permitiram desvelar que os antagonismos gravitaram em torno inclusão total ou inclusão preferencial e das questões relativas ao financiamento de organizações da sociedade civil com recursos públicos. Também foi possível evidenciar a compreensão que os agentes de implementação têm em relação à política analisada e debater as fragilidades no processo de implementação segundo a visão dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Formulação. Implementação. Política de Educação Especial. PNE.  Meta 4.

Biografia do Autor

Roger Pena de Lima, Universidade de Brasília

Analista de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Ocupou os cargos de Gerente de Educação Básica, Gerente de Escolas de Natureza Especial e de Assessor Especial da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Doutorando em Educação pela Universidadede Brasília na linha de Políticas Públicas e Gestão de Sistemas de Ensino.

Referências

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

ARRETCHE, Martha T. Silva. Federalismo e relações intergovernamentais no Brasil: a reforma de programas sociais. Dados, 45(3): 431-458, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

D'ASCENZI, Luciano; LIMA, Luciana Leite. Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. Revista de Sociologia e Política, v. 21, n. 48, p. 101-110, 2013.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação Política de Estado para a educação brasileira. Brasília: Inep, 2016.

FERREIRA, Vicente da Rocha Soares; MEDEIROS, Janann Joslin. Fatores que moldam o comportamento dos burocratas de nível de rua no processo de implementação de políticas públicas. Cad. EBAPE.BR, v. 14, nº 3, Artigo 1, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2016.

FREY, Klaus. Análise de Políticas Públicas: algumas reflexões conceituais e suas implicações para a situação brasileira. PPGSP/UFSC. Cadernos de Pesquisa, n. 18, p. 1-36, set. 1999.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-239, jan./mar. 2013.

HILL, Michael. Implementação: uma visão geral. In: Políticas Públicas – Coletânea – Volume 2. Brasília: ENAP, 2006.

HILL, Michael; HUPE, Peter. Implementation public policy. London: Sage Publications Ltd., 2002. 226 p.

LIPSKY, Michael. Street-level bureaucracy: Dilemmas of the individual in public service. Russell Sage Foundation: New York, 1980.

LOTTA, Gabriela Spanghero. Implementação de Políticas Públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre os Burocratas de Nível de Rua no Programa Saúde da Família. Universidade de São Paulo, São Paulo. Tese de Doutorado, 2010.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Uma revisão da literatura. In: Revista Sociologias. Ano 8, n°16 – Porto Alegre, 2006.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Revista AATR, 2002.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

de Lima, R. P. (2020). n. 35 - ANÁLISE DA FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES ENTRE A INCLUSÃO TOTAL E A INCLUSÃO PREFERENCIAL. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72002

Edição

Seção

Artigos