r.1 - EDUCAÇÃO É A BASE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71719

Palavras-chave:

BNCC, Políticas Educacionais, Currículo

Resumo

Trata-se de uma resenha da coletânea "Educação é a Base?", organizada Fernando Cássio e Roberto Castelli Jr., professores e pesquisadores da Universidade Federal do ABC. Na coletânea, 23 educadores de distintas áreas do conhecimento discutem de forma crítica a BNCC. A resenha em tela possibilita um olhar de síntese sobre as principais ideias abordadas na coletânea.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2019). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. E-mail: altairfavero@gmail.com

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação (UPF), Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF); Graduado em Filosofia (licenciatura) pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF), ligado ao PPGEDU da Universidade de Passo Fundo e a Rede de Estudos sobre Educação Superior (REPES/Furg). E-mail: junior.centenaro@bol.com.br

Antonio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Filosofia (Bacharelado) pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier - IFIBE (2016). Coordenador de Pastoral Escolar na Rede La Lasse em Caxias do Sul.  Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". É também integrante no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF) vinculado ao PPGEdu/UPF. E-mail:  antoniops1993@gmail.com

Referências

CÁSSIO, F.; CATELLI JR. R. (ORGs.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019. 320p.

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Publicado

2020-04-23

Como Citar

Fávero, A. A., Centenaro, J. B., & Santos, A. P. dos. (2020). r.1 - EDUCAÇÃO É A BASE?. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71719

Edição

Seção

Resenhas