n. 20 - A APROPRIAÇÃO DA PROPOSTA DE COOPERATIVA ESCOLAR COMO UMA FORMA DE PRIVATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71233

Palavras-chave:

Políticas educacionais, cooperativas escolares, privatização do conteúdo da educação.

Resumo

O presente estudo se propõe a retratar duas propostas de cooperativa escolar: a idealizada por Célestin Freinet no início do século XX (considerada vanguardista e tida como uma das técnicas do pedagogo) e a elaborada por uma cooperativa de crédito (inserida nas escolas públicas da atualidade e que cita a primeira como uma de suas inspirações). Com isso, comparam-se as proposições e compreende-se a ressignificação do projeto de cooperativas escolares, quase um século depois, situando sua materialização no atual tempo histórico como parte dos processos de privatização do conteúdo da educação. A análise se define como de natureza qualitativa e foi realizada mediante pesquisas bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora e coordenadora pedagógica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, graduada em Letras (FAPLAN) e em Pedagogia (UFSM) e especialista em Gestão Educacional (UFSM). Soledade, RS. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5714-8928. E-mail: renataestormovski@yahoo.com.br.

Referências

FERRARI, Márcio. Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso. Nova Escola, São Paulo, 01 out. 2008. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1754/celestin-freinet-o-mestre-do-trabalho-e-do-bom-senso>. Acesso em: 05 out. 2019.

FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Lisboa: Presença, 1969.

FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 7 ed.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

LEGRAND, Louis. Célestin Freinet. Recife: Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4664.pdf >. Acesso em 17 nov. 2019.

LUKÁCS, Georg. O particular à luz do materialismo dialético. IN: LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978, p. 73-122.

PERONI, Vera Maria Vidal (org.). Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zabar, 1981.

TORNAGHI, Alberto. Educação pelo trabalho de Célestin Freinet. Educação pública, Rio de Janeiro, [2018?]. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0028a.html>. Acesso em: 05 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-26

Como Citar

Estormovski, R. C. (2020). n. 20 - A APROPRIAÇÃO DA PROPOSTA DE COOPERATIVA ESCOLAR COMO UMA FORMA DE PRIVATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71233

Edição

Seção

Artigos