n. 15 - EXTINÇÃO DO CONSEA OU INSTITUIÇÃO DO “DESCONTROLE SOCIAL” NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70341

Palavras-chave:

CONSEA. PNAE. Descontrole Social.

Resumo

Este estudo pretende analisar a recente extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), instância nacional de controle social para produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, assim como a sua implicação ao pleno funcionamento do PNAE. A análise é desenvolvida a partir da revisão bibliográfica sobre controle social, da política educacional e das seguintes legislações: Medida Provisória (MP) nº 870/2019, Constituição Federal/1988, PNAE (lei 11947/2009), da análise documental e de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A análise revelou que, apesar da trajetória de institucionalização conturbada do CONSEA, sua atuação foi fundamental na busca do direito a uma alimentação segura e saudável, sobretudo no PNAE, estando sua extinção intimamente articulada às medidas neoliberais e neoconservadoras de liberalização do uso de agrotóxicos sobre a produção de alimentos, antiga pauta de reivindicação da bancada ruralista, a qual o CONSEA vinha se opondo.

Biografia do Autor

Francisco Adaylson Abreu Oliveira, UFPA

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará (2014) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004). Possui especialização em educação inclusiva pela - FTC/BAHIA. Especialista em Educação - Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/ PA (2008). Atualmente é Presidente do Conselho Municipal do FUNDEB; Professor/Educação Básica - Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Igarapé-Açu (2011); Conselheiro do Conselho Municipal de Educação - CME de Igarapé-Açu/PA. Diretor Escolar Eleito - Secretaria de Estado de Educação do Pará. Coordenador e fundador da Subsede do SINTEPP no município de Igarapé-Açu. Tem experiência na área de Educação como professor de multisséries, turmas regulares do Ensino Fundamental, Gestão e Coordenação Educacional, com ênfase em Orientação Educacional. Membro do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária - GEPGTEC/UEPA.

Fabrício Arão Freire Carvalho, UFPA

Fabrício Aarão Freire Carvalho é professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e Coordenador do mesmo Programa (2019-2021) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2003). Possui Mestrado em Educação pela UFPA (2006), DOUTORADO em Educação pela USP (2012) e Pós-Doutorado em Educação pela UFPR. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para a Educação Básica (GEPPEB). Vice-Diretor da sessão Pará da ANPAE, no biênio 2019 a 2021.

Referências

AVRITZER, Leonardo. Experiências nacionais de participação social. São Paulo: Cortez, 2009.

BANDEIRA, Luisete Moraes et al. Análise dos pareceres conclusivos dos Conselhos de Alimentação Escolar sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Revista de Nutrição, Campinas, v. 26, n. 3, p. 343-351, set. 2013.

BARROS, Thiara Teixeira de. Atuação dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar (CAE) na Região Metropolitana de Campinas e na Região Administrativa de Registro, Estado de São Paulo. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

BARROS, Thiara Teixeira de. Atuação dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar (CAE) na Região Metropolitana de Campinas e na Região Administrativa de Registro, Estado de São Paulo. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

BOBBIO, Norberto. Qual socialismo? Debate sobre uma alternativa. Trad. Iza de Salles Freaza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

CARVALHO, Fabrício Aarão Freire. O Controle dos recursos da educação: uma análise da atuação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006. P. 73.

CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de. Má nutrição, iniquidade e a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.24, n.7, jul. 2019.

CORREIA, M. V. C. Que Controle Social? os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2000.

MULLER, Pierre. A Análise das Políticas Públicas. Traduzido por Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. Pelotas: Educat, 2002.

RIBEIRO, Renato Janine. A Política como Espetáculo. In: DAGNINO, Evelina (org.). Anos 90: Política e Sociedade no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.

SATTAMINI, Isabela Fleury. A Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: análise das propostas políticas do CONSEA de 2004 a 2007. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente)- Escola Nacional de Saúde Pública Sergio. Arouca – Fiocruz. Rio de Janeiro, 2013.

SANTOS, E. P. S.; RAMALHO, R. P. A participação da sociedade civil nos conselhos municipais de Araruna: Exercício de Cidadania?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização em Gestão Pública Municipal, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SANTOS, Luiz Cláudio dos. Da Geografia da fome ao Fome Zero: contribuição ao estudo da fome no Brasil. 2009. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2009.

SANTOS, Saul Carlos Costa dos. Participação e efetividade no conselho de segurança alimentar e nutricional do Brasil. Dissertação (Mestrado Ciências Sociais) - Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2016.

SPOSATI, Aldaíza; LOBO, Elza. Controle social e políticas de saúde. Cad. Saúde Pública [online]., vol.8, n.4, p. 366-378, out/dez. 1992.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Oliveira, F. A. A., & Carvalho, F. A. F. (2020). n. 15 - EXTINÇÃO DO CONSEA OU INSTITUIÇÃO DO “DESCONTROLE SOCIAL” NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)?. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70341

Edição

Seção

Artigos