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n. 25 - O DISCURSO AUSENTE DE DEMOCRACIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Emina Santos, Luane Tomé

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de compreender como a função social da escola enquanto espaço de formação para a democracia é concebida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza documental e investiga como o conceito de democracia se estabelece enquanto princípio para implementação e garantia de um espaço escolar democratizante. Constatamos que a articulação dos conteúdos do documento com princípios da gestão democrática apresentam-se de forma superficial e inconsistente na Base. Nesse sentido, indica-se que a democracia é apresentada como um conceito vago e com argumentação frágil no texto, ao invés de ser trabalhada como um construto social.


Palavras-chave


BNCC; Função Social da Escola; Espaço Democratizante;

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70242