n. 25 - O DISCURSO AUSENTE DE DEMOCRACIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70242

Palavras-chave:

BNCC, Função Social da Escola, Espaço Democratizante,

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender como a função social da escola enquanto espaço de formação para a democracia é concebida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza documental e investiga como o conceito de democracia se estabelece enquanto princípio para implementação e garantia de um espaço escolar democratizante. Constatamos que a articulação dos conteúdos do documento com princípios da gestão democrática apresentam-se de forma superficial e inconsistente na Base. Nesse sentido, indica-se que a democracia é apresentada como um conceito vago e com argumentação frágil no texto, ao invés de ser trabalhada como um construto social.

Biografia do Autor

Emina Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como professora do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica. É coordenadora do Grupo de estudos em Educação em Direitos Humanos - GEEDH vinculado ao Programa de pósgraduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Luane Tomé, Universidade Federal do Pará

Graduanda de Pedagogia na Universidde Federal do Pará (UFPA). Atua como bolsista de iniciação científica no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica na Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Santos, E., & Tomé, L. (2020). n. 25 - O DISCURSO AUSENTE DE DEMOCRACIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70242

Edição

Seção

Artigos