n. 04 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69913

Palavras-chave:

Política de Inclusão, Educação Superior, Pessoa com Deficiência

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a tradução da Política de Inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior em um Instituto Federal de Educação Tecnológica, que tratou de analisar os documentos nacionais referentes à política de inclusão de pessoas com deficiência que acessam o Ensino Superior brasileiro nos últimos dez anos (2008-2017). A análise dos documentos baseia-se metodologicamente na teoria da atuação de políticas educacionais criada pelo sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores (2016). Parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais não são implementadas “de cima para baixo”, mas ocorrem de forma cíclica, dentro de contextos, sendo um deles o da produção de textos. As reflexões sobre o contexto da produção de textos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva permitiram identificar seis parágrafos em que ela se refere ao Ensino Superior. Os principais conceitos observados nos textos foram a garantia de condições para assegurar o acesso do público da Educação Especial no Ensino Superior, as ações que promovem a igualdade de oportunidade e a oferta de serviços e de recursos para eliminação de barreiras e promoção da inclusão.

Biografia do Autor

Sany Regina Sardá Justi, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. UNIVALI. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA . Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Realizei vários cursos de extensão de LIBRAS e de Tradução e Interpretação da LIBRAS/ Língua Portuguesa/LIBRAS. Possuo Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/ Língua Portuguesa/LIBRAS. Atualmente  sou Tradutora e intérprete de LIBRAS/ Língua Portuguesa do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Camboriú.

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí. UNIVALI

Mestre e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000; 2006). Realizou Pós-doutorado em 2013, no Institute of Education, University of London, Inglaterra, com a colaboração do Prof Dr Stephen Ball, no campo da Sociologia da Educação, desenvolvendo estudos sobre Abordagens Teórico-metodológicas na Pesquisa de Políticas Educacionais. É professora tempo integral e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Atua também na gestão acadêmico-administrativa assumindo, desde 2018, a Diretoria de Educação da Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional dessa universidade. Coordena o grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais, no qual desenvolve pesquisas, subsidiadas pelo CNPq, pela CAPES e FAPESC e participa como pesquisadora convidada no Laboratório Observatório de Práticas Escolares, (OPE/UDESC) e no Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ)

Referências

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

HOSTINS, Regina Celia Linhares; SILVA, Cristiane de; ALVES, Adriana Gomes. Coletividade, colaboração e experiência: pressupostos para a inclusão escolar e a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, p. 159-176, 2016.

VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aléxis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

Justi, S. R. S., & Linhares Hostins, R. C. (2020). n. 04 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69913

Edição

Seção

Dossiê: O futuro da educação superior diante da conjuntura