Open Journal Systems

n. 04 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Sany Regina Sardá Justi, Regina Célia Linhares Hostins

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a tradução da Política de Inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior em um Instituto Federal de Educação Tecnológica, que tratou de analisar os documentos nacionais referentes à política de inclusão de pessoas com deficiência que acessam o Ensino Superior brasileiro nos últimos dez anos (2008-2017). A análise dos documentos baseia-se metodologicamente na teoria da atuação de políticas educacionais criada pelo sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores (2016). Parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais não são implementadas “de cima para baixo”, mas ocorrem de forma cíclica, dentro de contextos, sendo um deles o da produção de textos. As reflexões sobre o contexto da produção de textos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva permitiram identificar seis parágrafos em que ela se refere ao Ensino Superior. Os principais conceitos observados nos textos foram a garantia de condições para assegurar o acesso do público da Educação Especial no Ensino Superior, as ações que promovem a igualdade de oportunidade e a oferta de serviços e de recursos para eliminação de barreiras e promoção da inclusão.


Palavras-chave


Política de Inclusão; Educação Superior; Pessoa com Deficiência

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

HOSTINS, Regina Celia Linhares; SILVA, Cristiane de; ALVES, Adriana Gomes. Coletividade, colaboração e experiência: pressupostos para a inclusão escolar e a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, p. 159-176, 2016.

VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aléxis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69913