Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação (GEFIN): Algumas reflexões sobre sua constituição, processos e desafios
Resumo
O texto trata da organização e do funcionamento do Grupo de Estudo em Gestão e Financiamento da Educação (GEFIN), do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, criado em 1998, com objetivo de investigar e aprofundar questões relacionadas à gestão e ao financiamento da educação por meio de um processo coletivo de formação. A intenção deste artigo é apresentar ideias para discussão e aprofundamentos sobre essa forma coletiva de formação e produção de conhecimentos. Para tanto, apresenta informações relativas à constituição do grupo, a dinâmica de organização, funcionamento e produções. Destaca aspectos positivos e as dificuldades e desafios na manutenção do Grupo. Por fim, avalia que apesar do aumento de atribuições para o docente-pesquisador decorrente do trabalho coletivo, o processo de formação e produção de conhecimentos na área de financiamento, em e por meio do Grupo vem consolidando-se como experiência promissora em tempos difíceis.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i12.32274
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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.
Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).
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