Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), avaliação da educação básica e desempenho docente

Andreia Ferreira da Silva

Resumo


O presente artigo analisa as mudanças ocorridas na organização escolar e no trabalho docente a partir da reforma educacional implantada após a segunda metade dos anos 1990. Mais especificamente, apresenta indicadores de como o PDE, com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb) e para o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, tem contribuído para o aprofundamento da lógica gerencial que considera a avaliação como elemento estratégico da gestão pública e para a definição de mecanismos de avaliação do desempenho dos profissionais do magistério. o texto é resultado de revisão da bibliografia que examina o tema e do exame da legislação educacional, mais detidamente do PDE e do Decreto n.º 6.094, de abril de 2007, que trata da implementação do Plano de Metas .Desse modo, pretende contribuir para o debate acerca das políticas de gestão, da avaliação da educação básica, das condições de realização do trabalho docente nas escolas públicas do país e da proposta de criação do exame nacional de ingresso na carreira docente.

Palavras-chave


Gestão da educação; Avaliação da educação básica; PDE; Desempenho docente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21832

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br