Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), avaliação da educação básica e desempenho docente

Autores

  • Andreia Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21832

Palavras-chave:

Gestão da educação, Avaliação da educação básica, PDE, Desempenho docente.

Resumo

O presente artigo analisa as mudanças ocorridas na organização escolar e no trabalho docente a partir da reforma educacional implantada após a segunda metade dos anos 1990. Mais especificamente, apresenta indicadores de como o PDE, com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb) e para o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, tem contribuído para o aprofundamento da lógica gerencial que considera a avaliação como elemento estratégico da gestão pública e para a definição de mecanismos de avaliação do desempenho dos profissionais do magistério. o texto é resultado de revisão da bibliografia que examina o tema e do exame da legislação educacional, mais detidamente do PDE e do Decreto n.º 6.094, de abril de 2007, que trata da implementação do Plano de Metas .Desse modo, pretende contribuir para o debate acerca das políticas de gestão, da avaliação da educação básica, das condições de realização do trabalho docente nas escolas públicas do país e da proposta de criação do exame nacional de ingresso na carreira docente.

Biografia do Autor

Andreia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande/PB

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Como Citar

Silva, A. F. da. (2010). Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), avaliação da educação básica e desempenho docente. Jornal De Políticas Educacionais, 4(8). https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21832

Edição

Seção

Artigos