Relações Federativas no repasse de recursos à educação na Argentina: o sistema de coparticipação federal de impostos

Autores

  • Karoline Jardim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21829

Palavras-chave:

co-participação federal de impostos, Argentina, educação, relações federativas

Resumo

Este artigo procura tratar da importância das relações federativas no modo como os recursos para a educação são distribuídos na argentina. Para isso será considerado o sistema federal de co-participação de impostos, criado ainda na década de 1930 com o intuito de equilibrar as disparidades econômicas regionais por meio de arrecadação de impostos e sua posterior redistribuição entre Governo  nacional e províncias. ao longo dos anos, porém, o que se viu foi que esse sistema funciona sob critérios de distribuição altamente questionáveis, não servindo ao seu principal objetivo de alcançar a equidade entre os entes federados. Como os recursos que são redistribuídos por esse sistema também são direcionados à educação, os problemas encontrados em seu funcionamento acabam afetando o quanto cada província aloca para seu sistema educacional.

Biografia do Autor

Karoline Jardim, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em educação/UNICAMP.

Downloads

Como Citar

Jardim, K. (2010). Relações Federativas no repasse de recursos à educação na Argentina: o sistema de coparticipação federal de impostos. Jornal De Políticas Educacionais, 4(8). https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21829

Edição

Seção

Artigos