Federalismo cooperativo brasileiro: implicações na gestão da educação municip
Resumo
As características do modelo federalista adotado pelo Estado brasileiro é o tema central desse artigo. Especificamente, abordamos as questões relacionadas à educação através do viés da cooperação estabelecida em lei e que envolve as instâncias federal, estadual e municipal. o texto resulta de um levantamento bibliográfico que objetivou a compreensão do federalismo em seu aspecto conceitual, sua relação com o processo de descentralização e principalmente as relações intergovernamentais advindas dessa forma de organização, enfocando as implicações para gestão da educação municipal. as discussões apresentadas à luz da literatura demonstraram que apesar dos avanços oriundos da Constituição de 1988 e lDBEn de 1996 o pacto federativo ainda apresenta muitos desafios no tocante à cooperação para promover a educação nacional, situação que tem gerado implicação para os municípios brasileiros, instância que mantém relações de proximidade com a população e suas demandas.
Palavras-chave
Federalismo, Relações Intergovernamentais, Educação Municipal
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21828
Métricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.
Contatos: +55 41 35356264
E-mail: jpe@ufpr.br