Federalismo cooperativo brasileiro: implicações na gestão da educação municip

Autores

  • Jean Mario Araujo Costa Universidade Federal da Bahia
  • Maria Couto Cunha Universidade Federal da Bahia
  • Rosimeire Barauna de Araujo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21828

Palavras-chave:

Federalismo, Relações Intergovernamentais, Educação Municipal

Resumo

As características do modelo federalista adotado pelo Estado brasileiro é o tema central desse artigo. Especificamente, abordamos as questões relacionadas à educação através do viés da cooperação estabelecida em lei e que envolve as instâncias federal, estadual e municipal.  o texto resulta de um levantamento bibliográfico que objetivou a compreensão do federalismo em seu aspecto conceitual, sua relação com o processo de descentralização e principalmente as relações intergovernamentais advindas dessa forma de organização, enfocando as implicações para gestão da educação municipal. as discussões apresentadas à luz da literatura demonstraram que apesar dos avanços oriundos da Constituição de 1988 e  lDBEn de 1996 o pacto federativo ainda apresenta muitos desafios no tocante à cooperação para promover a educação nacional, situação que tem gerado implicação para os municípios brasileiros, instância que mantém relações de proximidade com a população e suas demandas.

Biografia do Autor

Jean Mario Araujo Costa, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahi

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Rosimeire Barauna de Araujo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação na UFBA.

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Como Citar

Costa, J. M. A., Cunha, M. C., & Araujo, R. B. de. (2010). Federalismo cooperativo brasileiro: implicações na gestão da educação municip. Jornal De Políticas Educacionais, 4(8). https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21828

Edição

Seção

Artigos