Educação Básica e Formação Docente em Cuba: Prós e Contras
Resumo
A educação cubana tem se sobressaído pela sua efetividade em inúmeros estudos internacionais e, no contexto atual, toda a suapolítica educacional encontra-se vinculada ao ambicioso projeto de universalização da educação superior, no qual se destaca o modelo de formação docente inserido em todos os cursos de graduação. Esse modelo de formação tem como elementos fundantes a unidade entre educação e instrução e a articulação entre estudo e trabalho, o que o torna uma referência para estudo. Além disso, Cuba apresenta uma única instituição formadora para os docentes da educação básica – o Instituto Superior Pedagógico – e um modelo único de formação, admitindo além da via presencial apenas a semipresencial. Para que a educação cumpra sua função social, importa sobremaneira avaliar em que medida tais propostas atendem às expectativas e necessidades apresentadas pelas demandas de formação, tendo em vista a qualidade do ensino. Esse artigo apresenta uma análise do tema em questão, indicando possibilidades, que deverão ser objeto de aprofundamento. O objetivo é, por meio de estudos comparados, contribuir para a busca de soluções dos problemas apresentados pelas atuais políticas de formação dos professores com vistas a uma educação de qualidade.
Palavras-chave
comparative education; teachers formation; Cuban educational policy; educação comparada; formação docente; política educacional cubana
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i3.15016
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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.
Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).
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