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A terceirização na execução de políticas de alfabetização de adultos: sobre escolas, igrejas e associações comunitárias

Gladys Beatriz Barreyro

Resumo


O trabalho mostra alguns achados de pesquisa acerca da implantação de um Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, o Programa Alfabetização Solidária, cujo modelo “terceirizava” em Instituições de Educação Superior (IES) sua implementação. Elas, por sua vez, nos Grandes Centros Urbanos,realizavam “parcerias” com outras instituições em cuja sede era realizada a alfabetização da população alvo. O trabalho foi realizado em uma IES privada de um município próximo à cidade de São Paulo e a metodologia específica utilizada para investigar esse aspecto da pesquisa2 consistiu em entrevistas, observações de aula “in loco” e aplicação de um questionário auto-administrado. Os resultados assinalam que a abertura de salas de aula em ONG e demais instituições da comunidade mostra que, embora fosse conseguida a capilaridade necessária, perdia-se o cumprimento do objetivo do Programa.

Palavras-chave


Políticas educacionais; Terceirização; Programa Alfabetização Solidária; Instituições de Educação Superior; ONG

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v1i2.14999