Reflexões sobre uma das obras de Sveatlana Aleksiévitch: as memórias das crianças que sobreviveram a segunda guerra mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v68i2.72605

Palavras-chave:

Literatura, Memória, História Oral,

Resumo

A presente resenha versa sobre a obra “As últimas testemunhas: crianças na Segunda Guerra Mundial”. Trata-se de um livro Russo de caráter literário. A autora, Svetlana Aleksivitch foi contemplada com o prêmio Nobel de literatura em 2015. A obra é o resultado de cerca de cem entrevistas com adultos sobreviventes, com memorias sobre o horror da Segunda Guerra Mundial, afinal eram “apenas crianças”. As reflexões do passado são realizadas por sujeitos do presente, via de regra, esta demanda de narrativa está marcada pelo trauma. Contudo, se por um lado a escrita simples desperta o interesse e facilita a compreensão e a interpretação do significado da Segunda Guerra para as crianças. Por outro, não se tem um detalhamento do procedimento metodológico para se chegar documento escrito.

Biografia do Autor

Pauline Iglesias Vargas, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação Física pela mesma instituição, linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Participante do Projeto de Pesquisa "Que tempo bom: naquela época...: perscrutando as memórias e as narrativas do esporte" da UFPR. Bolsista do Programa Inteligência Esportiva da mesma instituição. Possui Pós-Graduação em Ginástica Rítmica pela Universidade do Norte do Paraná (2008) e em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2004). É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Rítmica e Inclusão. Atuou na coordenação de esportes e cultura do Colégio Positivo. Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Positivo nas disciplinas de Atividades Ginásticas e Educação Física Adaptada na modalidade Presencial e Semipresencial.

Maria Eloisa de Oliveira, Universidade Positivo

No ano de 2018, concluiu o curso de Formação de Docentes no Colégio Estadual Benedcito João Cordeiro. Atualmente é graduanda do 7°periodo do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Positivo. Estágiaria no Grupo Positivo, no Colégio Positivo Internacional. Participou de projetos de extensão como voluntaria, Circuito Funcional para Idosos , Correr e Caminhar atendendo a comunidade da região do Campo Comprido, ambos realizados na Universidade Positivo. Quem Ama Brinca, projeto realizado com crianças do ciclo da Educação Infantil na Associação Maria Amélia. Em 2020 foi Rondonista na Operação "Yaguaru" do Projeto Rondon em conjunto com o Ministerio da Defesa.

Downloads

Publicado

2020-08-23

Como Citar

Vargas, P. I., & de Oliveira, M. E. (2020). Reflexões sobre uma das obras de Sveatlana Aleksiévitch: as memórias das crianças que sobreviveram a segunda guerra mundial. História: Questões & Debates, 68(2), 272–277. https://doi.org/10.5380/his.v68i2.72605