“FIAR N’UM AMIGO? É HOMEM. / TEM D’ESSENCIA A FALSIDADE”. A MASCULINIDADE NA OBRA DE FRANCÍLIA (FRANCISCA PAULA POSSOLO DA COSTA) E SÓROR DOLORES (MARIA DA FELICIDADE DE COUTO BROWNE)
DOI :
https://doi.org/10.5380/his.v67i1.61240Mots-clés :
História das mulheres, século XIX, Portugal, Maria da Felicidade de Couto Browne, Francisca Paula Possolo da CostaRésumé
Com base na crítica literária feminista e na História das mulheres, este texto tem um objetivo interdisciplinar de perceber a situação da mulher portuguesa do século XIX, por meio da forma como Francisca Paula Possolo da Costa e Maria da Felicidade de Couto Browne se relacionam com o masculino em suas poesias. Francília (Francisca Possolo) e Sóror Dolores (Maria Browne) foram duas poetisas portuguesas que trataram da ‘traição’ masculina em seus poemas. Ambas foram traídas por homens que amavam e demonstram que isto desencadeou uma mudança na forma como escrevem sua poesia e viviam suas vidas.
Neste trabalho pretende-se analisar a obra destas duas autoras portuguesas, uma de Lisboa e outra do Porto, com o propósito de compreender suas opiniões relacionadas a masculinidade e a imagem criada por elas dos homens seus contemporâneos.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
