DITADURA, REDEMOCRATIZAÇÃO E APARTHEID NO BRASIL

Auteurs-es

  • Jerry Dávila Universidade de Illinois

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v63i2.46703

Mots-clés :

ditadura, redemocratização, apartheid

Résumé

Este artigo examina o significado do apartheid na interpretação e contestação das relações raciais no Brasil no século XX, traçando uma evolução longe do projeto forjado por intelectuais e políticos de meados do século que criticaram o apartheid Sul-Africano a fim de promover uma auto-definição nacional positiva dos brasileiros. O artigo traça a apropriação da luta contra o apartheid pelo movimento dos direitos civis dos negros que emergiu no Brasil na década de 1980 e 1990 como uma ferramenta didática para traçar as linhas de discriminação racial e da desigualdade no Brasil. O foco do artigo sobre discurso brasileiro contra o apartheid permite um exame das mudanças na política racial brasileira, que inclui uma mudança da negação da existência do racismo (em comparação com a África do Sul) a um diagnóstico de discriminação racial (novamente auxiliado pela comparação com a África do Sul) e implantação de políticas de ações afirmativas para promover a inclusão.

Biographie de l'auteur-e

Jerry Dávila, Universidade de Illinois

Ph.D. Universidade Brown e professor da Universidade de Illinois em Urbana – Champaign (EUA), onde atualmente ocupa o cargo de Diretor do Lemann Institute for Brazilian Studies.

Téléchargements

Publié-e

2016-05-16

Comment citer

Dávila, J. (2016). DITADURA, REDEMOCRATIZAÇÃO E APARTHEID NO BRASIL. História: Questões & Debates, 63(2). https://doi.org/10.5380/his.v63i2.46703

Numéro

Rubrique

Dossiê: Histórias do Tempo Presente: ditadura, redemocratização e raça no Brasil