CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-ARQUEOLÓGICAS COMO ELEMENTOS PARA UMA REAVALIAÇÃO DE MAX WEBER

Auteurs-es

  • Andréa Bernardes de Tassis Ribeiro Mestra em Ciência da Religião pela UFJF

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v64i2.44484

Mots-clés :

História, Ciência da Religião, Sociologia

Résumé

De acordo com Max Weber, a ética judaica foi diretamente influenciada pelo desenvolvimento da Torá sacerdotal, na qual os costumes tradicionais de ritual produziram elementos que deram ao judaísmo seu status de pária no mundo. Embora a posição de Weber encontre respaldo na documentação histórica e arqueológica da pesquisa mais moderna, a afirmação do sociólogo de que a posição de povo forasteiro teve por fundamento a impenetrabilidade ritual, ainda na época deuteronômica, é refutada por recentes pesquisas segundo as quais, somente no exílio e pós-exílio, as leis de caráter ritualista e segregacionista foram melhor observadas.

Biographie de l'auteur-e

Andréa Bernardes de Tassis Ribeiro, Mestra em Ciência da Religião pela UFJF

Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2009, recebeu, em 2014, o tírulo de Mestra em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora defendendo a dissertação de título História e religião na análise weberiana sobre o “povo de Israel” como um “povo pária”.

Téléchargements

Publié-e

2016-12-14

Comment citer

Ribeiro, A. B. de T. (2016). CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-ARQUEOLÓGICAS COMO ELEMENTOS PARA UMA REAVALIAÇÃO DE MAX WEBER. História: Questões & Debates, 64(2). https://doi.org/10.5380/his.v64i2.44484