HISTÓRIA E LOUCURA NA INTIMIDADE DAS LETRAS: NO “HOSPÍCIO” E O ROMANCE SIMBOLISTA DE ROCHA POMBO

Auteurs-es

  • Nádia Maria Weber dos Santos feevale/rs

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v46i0.4332

Mots-clés :

História Cultural, literatura, loucura, ficção, Cultural History, literature, madness, fiction

Résumé

Este artigo tem como objetivo legitimar o uso da literatura como fonte histórica e traçar algumas das inter-relações possíveis entre estas duas disciplinas. A categoria da ficção, como elemento pertencente a ambas, atua como um elo que respalda esta análise. Para demonstrar estas considerações, escolheu-se a loucura como objeto e o romance simbolista de Rocha Pombo, “No Hospício”, publicado em 1905, como fonte.

Biographie de l'auteur-e

Nádia Maria Weber dos Santos, feevale/rs

Natural e residente em Porto Alegre. Médica, psiquiatra de orientação junguiana e historiadora. Título de especialista em Psiquiatria de 1997 (CFM e ABP); Especialista em Psicologia Analítica (desde 1986); Mestre em História pelo PPG em História da UFRGS, tendo defendido em 2000 a dissertação intitulada " A tênue fronteira entre a saúde e a doença mental: um estudo de casos psiquiátricos à luz da Nova História Cultural - de 1937 a 1950"; Doutora em História pela UFRGS (2005), onde defendeu a tese "Histórias de sensibilidades: espaços e narrativas da loucura em três tempos - Brasil, 1905/1920/1937"; pesquisadora-membro dos grupos de pesquisa "Cidade e Cultura" e "História Cultural", do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ; linhas de pesquisa em que atua: Cidadania e exclusão; História e Cultura; História do inconsciente e história das representações simbólicas. Fez doutorado sanduíche (bolsista CAPES-COFECUB) de seis meses em 2003, na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, na Équipe Fonctions Imaginaires et Sociales des Arts et des Littératures (EFISAL), sob a direção do professor doutor Jacques Leenhardt, tendo pesquisado na França a temática da loucura inserida na literatura. Faz parte do grupo de pesquisa vinculado ao CERMA (Centre de Recherches sur les Mondes Américains) da EHESS de Paris, no projeto HISTOIRE ET ANTHROPOLOGIE DES SENSIBILITES (L'histoire des sensibilités; une autre manière d'écrire l'histoire) coordenado pelas historiadoras doutoras Frédérique Langue (CNRS-CERMA/EHESS) e Sandra Jatahy Pesavento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil). Associada à Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) desde 1998. Membro do Grupo de Trabalho (GT) Nacional de História Cultural, vinculado à ANPUH Nacional e vice - coordenadora do GT de História Cultural do RGS, vinculado à ANPUH/RS. Professora da disciplina "Psicologia Analítica aplicada à Arteterapia" do curso de Pós Graduação em Arteterapia da FEEVALE/RS. Tem publicações em revistas de História, do Brasil e França (Paris). Autora do livro, pela editora da UPF, 2005, " Histórias de vidas ausentes - A tênue fronteira entre a saúde e a doença mental" .

Téléchargements

Comment citer

Santos, N. M. W. dos. (2007). HISTÓRIA E LOUCURA NA INTIMIDADE DAS LETRAS: NO “HOSPÍCIO” E O ROMANCE SIMBOLISTA DE ROCHA POMBO. História: Questões & Debates, 46(1). https://doi.org/10.5380/his.v46i0.4332

Numéro

Rubrique

Artigos