OS RÉUS SEM CRIME: DOCUMENTO DO SNI SOBRE A PERSEGUIÇÃO A JORNALISTAS PARANAENSES NO ALVORECER DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v73i1.97239

Palabras clave:

Imprensa e Censura, Política Brasileira, Ideologias

Resumen

Este artigo se propõe a examinar a censura, vigilância e perseguição contra membros do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e profissionais da sucursal do Última Hora, em Curitiba (PR), no período imediatamente posterior ao golpe civil-militar de 1964 que instaurou a ditadura militar no país. Tem como base metodológica a análise de documento da Agência de Curitiba do Serviço Nacional de Informações (SNI). O artigo, alinhado à corrente de autores marxistas, discute como a ideologia da segurança nacional orientou a condução dos Inquéritos Policiais Militares (IPMs) e foi utilizada na perseguição política e ideológica contra este grupo de jornalistas paranaenses. Analisados em perspectiva crítica, os arquivos do SNI oferecem contribuições valiosas para as Ciências Sociais e Humanas. A pesquisa demonstrou o caráter contraditório das argumentações investigativas realizadas pelos agentes estatais da ditadura militar, evidenciando, também, as múltiplas formas de violência que eram impostas aos sujeitos classificados como potencialmente comunistas no país.

Biografía del autor/a

José Wilson Assis Neves Júnior, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutor em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Sociabilidades e as dimensões do simbólico: cultura, educação, saúde e religiosidades" do Centro de Línguas e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina (CLCH-UEL).

Luciano Augusto Gomes, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC) da Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Bauru) e em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, atua como editor-chefe na Rede Independência de Comunicação (RIC), em Londrina.

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2006). Atualmente é professor do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais da sua Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Mestrado e Doutorado), do Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO, da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL).

Publicado

2025-12-21

Cómo citar

Neves Júnior, J. W. A., Gomes, L. A., & Lanza, F. (2025). OS RÉUS SEM CRIME: DOCUMENTO DO SNI SOBRE A PERSEGUIÇÃO A JORNALISTAS PARANAENSES NO ALVORECER DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964). História: Questões & Debates, 73(1). https://doi.org/10.5380/his.v73i1.97239

Número

Sección

Dossiê: Ditaduras em contextos locais e regionais (Pensar a América Latina)