Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca

Autores/as

  • Airton Pollini Haute Alsace – Mulhouse

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v48i0.15306

Palabras clave:

Greek painting, funerary rituals, mixed society, cinema, homosexuality, Pinturas gregas, rituais funerários, sociedade mista, homossexualidade

Resumen

Em uma seqüência do filme de Fellini, Encólpio, o protagonista, discute com Eumolpo, o poeta, em uma sala chamada Galeria de Arte (Pinacoteca, em italiano). Nesta sala, a decoração é composta por trabalhos de arte antiga, na grande maioria pinturas vindas de Pompéia e da região do Vesúvio. Esse artigo trata de uma das imagens da Galeria de Arte, a reprodução da pintura da tumba do Mergulhador. O objetivo é, em primeiro lugar, enfatizar o caráter excepcional das pinturas para, em um segundo momento, comentar como a iconografia se adequou aos objetivos de Fellini.

Cómo citar

Pollini, A. (2008). Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca. História: Questões & Debates, 48. https://doi.org/10.5380/his.v48i0.15306

Número

Sección

Dossiê: Mundo Antiguo y cultura moderna