Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v48i0.15306Palabras clave:
Greek painting, funerary rituals, mixed society, cinema, homosexuality, Pinturas gregas, rituais funerários, sociedade mista, homossexualidadeResumen
Em uma seqüência do filme de Fellini, Encólpio, o protagonista, discute com Eumolpo, o poeta, em uma sala chamada Galeria de Arte (Pinacoteca, em italiano). Nesta sala, a decoração é composta por trabalhos de arte antiga, na grande maioria pinturas vindas de Pompéia e da região do Vesúvio. Esse artigo trata de uma das imagens da Galeria de Arte, a reprodução da pintura da tumba do Mergulhador. O objetivo é, em primeiro lugar, enfatizar o caráter excepcional das pinturas para, em um segundo momento, comentar como a iconografia se adequou aos objetivos de Fellini.Descargas
Cómo citar
Pollini, A. (2008). Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca. História: Questões & Debates, 48. https://doi.org/10.5380/his.v48i0.15306
Número
Sección
Dossiê: Mundo Antiguo y cultura moderna
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