História Oral
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v71i2.92287Keywords:
arquivos, história digital, ética, entrevista, memória, análise narrativa, história popular, história social, interpretação temáticaAbstract
Neste artigo, apresenta-se a emergência e consolidação da História Oral nos últimos 50 anos. Ela se ampliou como uma metodologia, como um testemunho, como uma forma de criar fontes de pesquisa; ainda, como uma disciplina que se insere não apenas no interior da historiografia, mas entre outras áreas, como a Sociologia, Antropologia, Literatura, Lingüística e outros campos de conhecimento. Na sequência, avalia-se o potencial e as limitações da História Oral, apontando-se alguns caminhos para evitar as projeções subjetivas e os procedimentos para criar fontes representativas que sirvam à pesquisa histórica e ao público mais amplo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.