Uma responsabilidade pelo que não fizemos? A memória como fundamento da responsabilidade histórica em Walter Benjamin e Reyes Mate
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v68i1.69139Keywords:
Responsabilidade, memória, história.Abstract
Este artigo pretende explorar as relações entre memória e história a partir das experiências de violência e injustiça, pensando a centralidade das vítimas para uma teoria da justiça. Abordaremos os vínculos entre presente e passado em Walter Benjamin e a noção de memória da injustiça como fundamento de uma ideia de responsabilidade histórica em Reyes Mate; ou seja, uma responsabilidade que extrapola os limites da responsabilidade individual-liberal-jurídica. Pensar o presente a partir do passado, sobretudo a partir das experiencias de injustiça, seria pensar também as responsabilidades que as gerações do futuro possuem com relação às gerações do passado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.