PODER, LOUCURA E ANARQUIA: UMA GENEALOGIA DO AGONISMO EM MICHEL FOUCAULT

Autores/as

  • Thiago Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v67i2.68258

Palabras clave:

agonismo, genealogia, anarquia, Proudhon, Foucault

Resumen

Esse artigo toma o curso O Poder Psiquiátrico, de 1974, como uma primeira aproximação do filósofo à sua “virada agonística” que resultaria nas suas reflexões sobre poder, política e ética. A originalidade desse artigo está na conexão que se faz entre a leitura nietzscheana de Foucault e a obra do pioneiro do anarquismo, Pierre-Joseph Proudhon A Guerra e a Paz, publicada em 1881. Exploro essas conexões a fim de pensar a política contemporânea para além do cânone tradicional que ainda localiza o Estado (ou seus novos arranjos) como a única fonte do poder.

Biografía del autor/a

Thiago Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Thiago Rodrigues é professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos/Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos do INEST/UFF. É doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP, com estágio doutoral no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle/Paris III. Publicou, entre outros, Guerra e política nas relações internacionais (Educ, 2010), Drug Policies and the Politics of Drugs in the Americas (Springer, 2016), Política e Drogas nas Américas: uma genealogia do narcotráfico (Desatino, 2017) e Políticas de Drogas no Brasil: conflitos e alternativas (Mercado de Letras, 2018).

Publicado

2019-07-31

Cómo citar

Rodrigues, T. (2019). PODER, LOUCURA E ANARQUIA: UMA GENEALOGIA DO AGONISMO EM MICHEL FOUCAULT. História: Questões & Debates, 67(2), 89–108. https://doi.org/10.5380/his.v67i2.68258

Número

Sección

Dossiê: Foucault e anarquia: histórias do presente