“CONGRESSO EVANGÉLICO DOMINADO POR VERMELHOS”: A CONFERÊNCIA DO NORDESTE PELAS LENTES DO MOVIMENTO PRESBITERIANO FUNDAMENTALISTA (1962)
Palavras-chave:
Igreja Presbiteriana do Brasil, Israel Furtado Gueiros, Progressistas, Conferência do NordesteResumo
O artigo tem o objetivo de analisar a Conferência do Nordeste, realizada em 1962, na cidade do Recife, a partir das narrativas das lideranças do Movimento Fundamentalista Presbiteriano, que se manifestavam contrárias às proposições do evento. Neste sentido, valendo-nos das contribuições da História Cultural, buscamos compreender como os eclesiásticos construíram uma representação social em torno do congresso, que havia sido estruturado por intelectuais progressistas dos mais diversos ramos dos protestantismos. As fontes utilizadas partiram da imprensa de Pernambuco, com destaque para o Diario de Pernambuco, Última Hora e o jornal da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, A Defesa. As análises destacaram como foram elaborados os discursos acerca da Conferência do Nordeste e como as ideias anticomunistas foram utilizadas pelos opositores com o propósito de deslegitimar a convenção, em conjuntura política de efervescência em torno das Reformas de Base.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.