Paisagens, práticas visuais e revistas de cinema: o debate cinematográfico italiano (1939 - 1944)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v70i1.82779

Palavras-chave:

cinema italiano, revistas de cinema, fascismo e cultura visual.

Resumo

O texto almeja mostrar a formação das referências de paisagem no cinema italiano, na passagem dos anos 1930 aos 1940, construída entre práticas visuais e demandas pela italianidade na imprensa cinematográfica. A demanda por uma outra paisagem italiana conduziu à construção de noções e esboços de paisagens por meio de usos de imagens nas revistas de cinema e livros fotográficos, destacando-se a revista Cinema, publicada entre 1936 e 1943. Nesse sentido, o texto trabalha os agenciamentos da noção de paisagem e o papel da fotografia entre as práticas visuais na revista Cinema, na qual a paisagem desejada pelos agentes do campo cinematográfico fora elaborada originalmente. 

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Formado em história pela UFPI. Mestre em multimeios pela UNICAMP. Doutor em história pela UFF. Professor da UFRN desde 2009. Professsor do Programa de pós-graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (Profhistória) da UFRN. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq "Espaços, poder,  práticas sociais".

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

Santiago Júnior, F. das C. F. (2022). Paisagens, práticas visuais e revistas de cinema: o debate cinematográfico italiano (1939 - 1944). História: Questões & Debates, 70(1), 229–269. https://doi.org/10.5380/his.v70i1.82779

Edição

Seção

Dossiê - Cinema e História: políticas de representação