O avesso da História: intelectuais e revolução em Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade (1972)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v70i1.82735

Palavras-chave:

ditadura, cinema, comemorações, intelectuais

Resumo

O artigo analisa o filme Os Inconfidentes, do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Lançada no Brasil em 1972, a película trata do episódio da chamada Inconfidência Mineira, de 1788-89, problematizando o papel dos intelectuais diante do fracasso do projeto revolucionário, bem como da iminência da prisão e da crueldade do julgamento. A proposta é considerar o filme tendo em vista dois aspectos: primeiro as formas a partir das quais o cineasta retoma a revolução fracassada do século XVIII para compreender o seu próprio tempo. Em seguida, pretendo observar como o filme dialogava com e divergia do contexto mais amplo da ditadura em 1972, ano marcado pelas comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil.

Biografia do Autor

Janaina Martins Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro

Doutora em História pela UFF e Professora Adjunta de História Contemporânea do Departamento de História da mesma instituição. Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e Bolsista de Produtividade do CNPq.

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

Martins Cordeiro, J. (2022). O avesso da História: intelectuais e revolução em Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade (1972). História: Questões & Debates, 70(1), 70–91. https://doi.org/10.5380/his.v70i1.82735

Edição

Seção

Dossiê - Cinema e História: políticas de representação